Blogs

Bolsa para atleta em universidades norte-americanas: descubra novas modalidades

Por 01/06/2018
Bolsa para atleta em universidades norte-americanas: descubra novas modalidades
(Foto: )
Se você acompanha esta coluna, deve ter visto que eu sempre volto a falar sobre bolsa de estudos nos Estados Unidos. Isso por uma razão muito simples: a diversidade de bolsas oferecidas pelas universidades norte-americanas. Apesar de já termos tratado sobre a bolsa por mérito, a bolsa por necessidade financeira e a bolsa para atleta, ainda não exaurimos o conteúdo para nenhuma delas. Nesta semana, ao ler algumas informações que considerei novidade, decidi voltar a falar sobre esta última modalidade sob uma ótica um pouco diferente. Para iniciar, vale a pena mencionar um artigo publicado pela BBC Brasil, cujo objetivo era mostrar o esforço que alguns pais estão fazendo para preparar seus filhos para serem alunos/ atletas. O processo de preparação é exigente e leva os interessados a uma rotina adequada para fazê-los  pensar em uma dupla realização: "(...) um dia participar de uma Olimpíada e (...) que o esporte lhe proporcione a oportunidade de estudar em uma universidade americana." Sim, os dois objetivos são buscados pelos jovens atletas que vêem na oportunidade de estudar fora uma possibilidade de "continuar praticando esporte sem se descuidar da educação." Ao ler esta parte do artigo, lembrei-me de alguns comentários de colegas professores de Educação Física, já bem acostumados a verem seus alunos serem obrigados a optar por uma das duas atividades aqui no Brasil. Fato é que o esporte será sempre um elemento importante no processo de admissão tanto para atletas como para não atletas. A novidade, aqui, está no fato de que as modalidades esportivas não se resumem mais ao vôlei, natação, etc. Um artigo publicado pelo EducationUSA São Paulo apresentou uma lista de modalidades não tradicionais. Olha só que diferente!! “1. Boliche O Bowling, como é chamado o boliche nos EUA, é considerado um esporte pela mais tradicional Associação Atlética Universitária Nacional (NCAA). O campeonato de primeira divisão do boliche conta com a presença de mais de 80 universidades.

2. Frisbee

O frisbee, mas conhecido como ultimate frisbee nos EUA, é uma das práticas esportivas que mais tem se popularizado nos últimos anos nas universidades americanas. Apesar da maioria dos campeonatos ser ainda jogada à nível regional, a USA Ultimate vem organizando os rankings e jogos à nível nacional.

3. Gaming

Jogar videogame já passou de ser visto como um mero hobby para ser considerado um esporte não tradicional extremamente competitivo. Muitas universidades americanas já possuem equipes especializadas em diferentes jogos de videogame.  

4. Dodgeball

Dodgeball, mais conhecido no Brasil como Queimado, é uma das modalidades esportivas mais intensas e dinâmicas. A National Collegiate Dodgeball Association organiza as partidas e campeonatos de dodgeball entre as equipes universitárias.

5. Rock Climbing

A escalada a nível competitivo universitário é organizada pela USA Climbing. “Ela é dividida em três modalidades: Speed, Lead e Boulder.” E então, a lista foi novidade para você também? Fica a dica para que pais e treinadores comecem a trabalhar no portfólio atlético com os pequenos grandes atletas nordestinos. Não se esqueça de acompanhar as dicas de bolsa e as publicações no blog. Você pode enviar comentários, sugestões e perguntas para [email protected].