Notícias

Presos líderes de facção são transferidos do Presídio do Agreste para Maceió

Por Redação 23/04/2024
Presos líderes de facção são transferidos do Presídio do Agreste para Maceió
Transferência de oito presos do Presídio do Agreste para Maceió. (Foto: Foto: Divulgação/Seris.)

Oito presos apontados pela polícia como líderes da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) em Alagoas foram transferidos, nesta segunda-feira (22), do Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, para unidades prisionais em Maceió. A transferência tem como objetivo conter a expansão do grupo criminoso dentro do presídio.

Os reeducandos ficarão em Regime Disciplinar Diferenciado por 180 dias, em cumprimento à decisão do juiz Alexandre Machado, da 16ª Vara de Execuções Penais. Algumas medidas emergenciais, como transferência e recolhimento em cela individual ou restrições em visitas, serão adotadas.

Além disso, estão suspensas as vítimas íntimas e os presos terão direito a duas horas de banho de sol por dia, em grupos de até quatro pessoas. A determinação também alerta para a obrigatoriedade do uso de algemas nas movimentações internas e externas, com exceção nas áreas de visita, banho de sol e atendimento assistencial.

Segundo a decisão judicial, o fato da pena dos dois presos somarem mais de 200 anos de reclusão, com condenações por homicídios, tráficos, associação para o tráfico, corrupção de menores, ocultação de cadáver, roubo e outros crimes, é determinante para as restrições.

A ação de transferência contou com o apoio do grupamentos especializados da Polícia Militar, como o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), BPRV (Batalhão de Polícia Rodoviária) e o grupamento aéreo.

Tags