Maceió em Movimento

São João de Maceió transformou baixa temporada em uma das mais rentáveis da capital

No ano passado, em apenas três dias, o evento movimentou aproximadamente R$ 400 milhões

Por Livia Tenório 25/06/2025
São João de Maceió transformou baixa temporada em uma das mais rentáveis da capital
são joão de maceio transformou baixa temporada numa das mais rentáveis (Foto: Lívia Tenório)

Lívia Tenório - repórter

Considerado um período de baixa temporada, o mês de junho, tornou-se um dos mais lucrativos para a capital alagoana, após a consolidação do São João Massayó. Considerado o maior São João do litoral do Brasil, Maceió virou um dos destinos favoritos dos turistas.

Como resultado, os índices de ocupação hoteleira, que costumavam ser baixos nessa época do ano, nos primeiros dias de festa já chegaram a 62,5%, segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis de Alagoas (ABIH-AL). A expectativa é que, até os últimos dias, a rede hoteleira alcance lotação máxima.

“A economia da cidade ganha muito com isso. O dinheiro circula, os hotéis estão com suas vagas preenchidas pelos turistas, os ambulantes estão vendendo, a cidade toda está movimentada. A gente tinha junho e julho sempre era aquele período de chuva as pessoas não vinham muito, mas hoje a realidade é outra”, informou em entrevista para o O Dia, o presidente da Câmara Municipal de Maceió, Chico Filho (PL).

Com o turismo em alta, além de hoteis, ambulantes, motoristas por aplicativo e outros prestadores de serviços tem aumentado seus ganhos nesse período. Maria José é ambulante e tem aproveitado a movimentação no São João. “Nessa época geralmente eu vendia mais para as pessoas daqui, e sempre aos fins de semana. Neste São João comecei a vir no sábado e quase vendi toda a mercadoria, principalmente para turistas, vem gente de todo lugar. Consegui mais dinheiro em algumas horas do que trabalhando o final de semana todo”, celebrou.

E é de todos os lugares mesmo. Com as atrações confirmadas, fãs de diversos lugares do Brasil chegaram à capital alagoana para assistir seus ídolos. Carlos Diefenthaeler veio de Minas Gerais em uma caravana para assistir ao show do Belo, que aconteceu nesta terça-feira (24). “O fã clube que faço parte se reuniu para vir, mas planejamos passar uns dias aqui para conhecer a cidade. Hoje saímos do hotel e viemos direto para o Jaraguá, mas a meta agora é descansar depois do show e, em seguida, ver o que Maceió tem a oferecer”, disse.

O motorista por aplicativo, Ivan dos Santos, começou a rodar de madrugada para conseguir uma renda extra nesse período. “A movimentação aumentou muito, principalmente na parte baixa. O aplicativo não fica um minuto sem chamar, já que, como os shows acabam de madrugada, os ônibus não estão rodando”, relatou.

Os números oficiais deste São João ainda só serão divulgados ao fim do evento, mas segundo o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Myriel Neto, a expectativa é de que esta edição seja a mais lucrativa de todas. “Buscamos implementar melhorias em relação aos últimos festejos e facilitar a vinda de todos”.

Tags