Maceió em Movimento
São João Solidário beneficia cadastrados no Mesa Brasil e famílias assistidas pela Semdes
Desde a venda dos camarotes até os quatro primeiros dias de evento, o programa já arrecadou mais de 4 toneladas de alimentos.

Lívia Tenório
Desde o início das vendas dos camarotes, a Prefeitura de Maceió vem arrecadando alimentos para o programa São João Solidário, que beneficia cadastrados no Mesa Brasil e famílias acompanhadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds). Até o momento foram arrecadadas mais de quatro toneladas de alimentos não-perecíveis, de acordo com balanço levantado pela secretaria.
“Ano passado chegamos à marca de quase 12 toneladas e esse ano a estimativa é que a gente consiga ultrapassar. Pelo total arrecadado até o momento, estimamos que será possível, mas é necessário que o público siga contribuindo”, declarou a diretora de Segurança Alimentar da Semdes, Yasminne Cavalcante, em entrevista para o O Dia.
As famílias beneficiadas com as doações estão cadastradas em programas e instituições assistenciais e se enquadram em situação de vulnerabilidade social.
Além do São João Massayó, a prefeitura contribui com o Sesc Mesa Brasil em outros eventos municipais, dividindo a arrecadação entre a instituição nacional e a secretaria municipal. Com essa estratégia, o município assiste tanto as famílias em situação de vulnerabilidade em Maceió, quanto contribui a nível nacional por meio do programa.
O Mesa Brasil é a maior rede de bancos de alimentos da América Latina, referência no combate à fome e ao desperdício. Atua ao lado de empresas parceiras, que doam seus excedentes de produção. No ano passado foram mais de 57 milhões de kg distribuídos de alimentos e outras doações (higiene, limpeza, vestuários e outros), com uma média mensal de 2,3 milhões de pessoas atendidas.
Para quem ainda vai curtir os festejos, as arrecadações iniciam das 18h até 00h, no horário de maior funcionamento. Os postos de coleta estão localizados na entrada principal e também nos camarotes. “Convidamos todos para o nosso São João, que é o maior do litoral nordestino, para curtir, dançar, mas reforçamos o pedido da doação porque ela ajuda muitas pessoas”, finalizou a diretora.