Mobilidade Urbana
Iniciativa mostra necessidade de promover espaços seguros para filhos de trabalhadores
Enquanto trabalham, ambulantes e catadores deixam seus filhos no espaço kids do São João de Maceió

Lívia Tenório
A falta de assistência faz com que muitas mulheres desistam de trabalhar por não terem com quem deixar os filhos, diminuindo ainda mais a renda mensal dessas famílias. Um levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Diesee) revelou que no 3º trimestre de 2024, cerca de 13 milhões de mulheres afirmaram que não estavam aptas para trabalhar por cuidarem da casa, filhos ou parentes.
Nesse contexto, a Prefeitura de Maceió apurou que parte dos catadores e ambulantes cadastrados para a coleta seletiva do São João Massayó vivem em situação de rua ou em abrigos com suas famílias. A partir dessa constatação, a gestão articulou formas de garantir que os filhos destes trabalhadores fossem assistidos enquanto os pais atuam no evento.
“Os pais veem com bons olhos, do contrário, seus filhos ficariam em casa (geralmente em um bairro carente da cidade) ou na rua, que é a realidade de alguns que trabalham no evento. Então, ali no espaço Kids eles têm segurança, lazer, aprendizado e seus pais podem trabalhar despreocupados”, informou a Alurb.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semds) e o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), o espaço conta com educadores e assistentes sociais, que cuidam e promovem atividades recreativas. “Tem piscina de bolinhas e escorregador para os menores, pintura para todos e para os maiores tem filmes infantis”, acrescentou.
Como o evento vai até de madrugada, o espaço kids oferece alimentação e colchões para as crianças descansarem com conforto. O local estará disponível de forma gratuita até o final do São João Massayó.
Maria do Carmo, ambulante há mais de 15 anos, ressalta que se sente melhor sabendo que sua filha está bem cuidada.
"Geralmente ao sair para trabalhar eu precisava deixar ela na casa de outro parente ou de algum vizinho. Agora, esse espaço kids me ajudou demais. Minha filha ficou essa noite no local e eu pude trabalhar em paz, sabendo que ela está segura e sendo bem tratada, ganhando alimentação e descansando", afirmou.
Para ter acesso não é necessário cadastro antecipado, basta que os trabalhadores, devidamente cadastrados, levem as crianças juntamente com os dados de identificação. A área está em funcionamento desde terça-feira (24) e recebe cerca de 15 crianças todos os dias.
Além deste espaço, a prefeitura disponibilizou uma série de serviços neste São João para atender maceioenses e turistas com conforto e segurança. Dentre eles estão, o camarote PcD, linhas de ônibus gratuitas, pulseira de identificação e coleta seletiva.