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Teca Nelma questiona mais uma vez a falta de auxiliares de sala na educação pública municipal

Vereadora cobrou a implementação de profissionais capacitados para educação especial em Maceió

Por Assessoria 10/06/2024
Teca Nelma questiona mais uma vez a falta de auxiliares de sala na educação pública municipal
(Foto: Teca Nelma (Foto: Assessoria))

Em sessão ordinária, a vereadora Teca Nelma cobrou mais uma vez da Prefeitura de Maceió medidas para garantir o funcionamento mais adequado na implementação da educação inclusiva no município, em especial, no auxílio às crianças com autismo. A parlamentar narrou diferentes obstáculos enfrentados pelas famílias atípicas e o despreparo da gestão em estabelecer a inclusão e a acessibilidade das crianças com com o Transtorno de Espectro Autista (TEA) na educação.

“Tenho encaminhado vários ofícios para a Secretaria de Educação questionando diversos pontos, entre eles o Plano de Transporte Escolar para atender as crianças, os contratos milionários realizados em parceria com as famosas Organizações da Sociedade Civil e tantos outros pontos, mas a transparência não é o forte desta gestão”, relatou a vereadora.

A partir desses problemas, a vereadora pontuou o descaso da Prefeitura de Maceió com a inclusão das crianças na vida escolar. “Um caso recente, que inclusive relatei na sessão e cobrei tanto do Executivo quanto da Secretaria de Educação, foi o fato de termos constatado, através de visita em uma das creches do Projeto Gigantinhos, a ausência de auxiliar de sala para o acompanhamento das crianças com deficiência. Nesta creche, cerca de 10% dos estudantes possuem algum tipo de deficiência”, disse.

“Temos recebidos relatos que o problema de falta de auxiliares de sala não fica apenas nas creches do Gigantinhos, é, na verdade, um problema em toda a rede de educação pública do município” complementa a vereadora. 

Para finalizar, Teca Nelma aponta que irá seguir cobrando à Secretaria de Educação informações que, segundo ela, estão sendo negadas, como o número de auxiliares em atividade e o tamanho da carência na rede de ensino desses profissionais.