Notícias
Pesquisa: 63% dos brasileiros não acreditam na vitória de Maduro
Brasileiros, de direita e esquerda, acreditam que Maduro não venceu as eleições na Venezuela
A reeleição de Nicolás Maduro, na Venezuela, não é aceita por 63% dos brasileiros, segundo pesquisa Vox Populi divulgada nesse fim de semana.
Ao todo, o levantamento entrevistou entre 10 e 15 de agosto 1.515 pessoas em 112 cidades das 5 regiões do Brasil. A margem de erro é de 2,5% para mais ou menos.
De acordo com a pesquisa, somente 15% dos entrevistados acreditam que Maduro recebeu mais votos na eleição do último dia 28 de julho.
Independente de posicionamento político, pessoas de esquerda, direita e centro se uniram na rejeição contra o herdeiro politico de Hugo Chávez.
Dos entrevistados de esquerda, 62% deles acreditam que Edmundo González recebeu mais votos no pleito. Daqueles que não reconhece a vitória de Maduro, 77% e 64% são de direita e centro, respectivamente.
Eleição marcada por polêmicas
Desde a divulgação da reeleição de Nicolás Maduro, a manutenção do chavismo na Venezuela tem sido alvo de críticas e rejeição por parte da comunidade mundial.
A falta de transparência, e a não divulgação das atas eleitorais, são os principais pontos cobrados por aqueles que não reconhecem a vitória do líder chavista.
Apesar da pressão, a Justiça da Venezuela confirmou que Maduro foi o vencedor do pleito após investigação. O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), no entanto, afirmou que não vai tornar público os dados que podem atestar, ou não, a vitória do líder populista.