Notícias
Governo reconhece estado de emergência em mais de 20 cidades do Sertão
Municípios podem solicitar recursos ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
O Governo Federal, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na segunda-feira, 30, a situação de emergência em dois municípios de Alagoas devido à estiagem. Inhapi e São José da Tapera estão entre as 23 cidades do País afetadas por desastres naturais, conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU).
Além dos municípios alagoanos, outras localidades também foram afetadas por diferentes tipos de desastres. No Amazonas, por exemplo, Borba, Iranduba, Japurá, Manicoré e Tapauá foram atingidos pela estiagem. Na Bahia, Encruzilhada e Mirante enfrentam a mesma situação, assim como cidades em Pernambuco e no Rio Grande do Norte.
Cidades como Clevelândia, no Paraná, foram incluídas na lista devido a vendavais, enquanto Nossa Senhora Aparecida, em Sergipe, foi afetada pela seca. O reconhecimento federal de emergência possibilita que essas cidades solicitem apoio financeiro para ações de defesa civil.
Os municípios afetados podem solicitar recursos ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nos planos de trabalho apresentados, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores necessários para a execução das ações de resposta.
Após a aprovação, os recursos são liberados e uma portaria com o valor destinado é publicada no DOU. Esse processo garante agilidade no auxílio às cidades afetadas por desastres naturais, permitindo que elas atuem rapidamente para mitigar os danos e proteger a população.