Notícias
Erro de apuração leva à tragédia e sargentos são mortos por PMs
Sargentos faziam investigação à paisana em carro descaracterizado, quando foram confundidos com bandidos
Em Maceió, o fato está sendo mantido “à boca miúda” - até pelas autoridades de segurança pública. Mas, ao contrário do que foi noticiado por toda a imprensa alagoana, no final de semana e hoje, os sargentos José Ailton Ramos de Oliveira e Braulino Santos Santana não foram mortos por bandidos em nenhuma perseguição policial.
Uma versão que circula em todo o Sertão de Alagoas, dá conta de que os dois policiais militares faziam “campana” nas proximidades de um restaurante - na zora rural de São José da Tapera - quando as pessoas desconfiaram e informaram a situação ao COPES-Caatinga - responsável por operações policiais no Sertão. Os sargentos estariam apurando a informação de que ladrões que arrombaram uma casa lotérica em Olho D´Água das Flores estariam naquela região próxima do restaurante.
Policiais do COPES teriam checado a placa do carro em que os sargentos estavam (um carro descaracterizado e com placas frias) e, diante da situação, consideraram que se tratava de bandidos a bordo do carro suspeito. Em dado momento - a reportagem não conseguiu essa informação precisa - mas foram feitos disparos pelos policiais do COPES-Caatinga em direção ao veículo “suspeito”.
Ou seja: teria sido um trágico mal-entendido. A reportagem não confirma, mas, durante os disparos, um dos militares teria saído do carro se dizendo “polícia”, porém, os tiros não cessaram até porque não se sabe se essa informação é verdadeira.
Após os disparos, um sargento foi socorrido, mas morreu a caminho do hospital. O outro morreu no local. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) emitiu uma nota de pesar pela tragédia.
Confira a nota na íntegra
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) de Alagoas lamenta profundamente o falecimento do 1º sargenfo José Ailton Ramos de Oliveira e o 2º sargento Braulino Santos Santana, da Polícia Militar de Alagoas, ocorrido neste domingo (10).
Os Sargentos José Ailton e Braulino dedicaram suas vidas ao serviço da segurança pública, atuando com compromisso, coragem e devoção em prol da proteção e bem-estar da sociedade alagoana. Seus legados de profissionalismo e dedicação à corporação serão sempre lembrados por seus colegas, amigos e familiares.
A SSP, em nome da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Científica, se solidariza com a Polícia Militar de Alagoas neste momento de dor e consternação. Expressamos nossas mais sinceras condolências às famílias e amigos desses valorosos militares, rogando a Deus que conforte os corações de todos que sofrem com essa perda irreparável.