Criança de 7 anos morre vítima de meningite meningocócica, em Maceió
Uma criança, de 7 anos, morreu vítima de meningite meningocócica em Maceió, no último final de semana. O óbito foi confirmado pela Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), nesta quinta-feira (3).
A vítima era moradora do bairro Chã da Jaqueira, na capital alagoana, e estava internada no Hospital da Criança, onde morreu com complicações da doença.
Confira a nota da SMS na íntegra:
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) confirma o óbito de uma criança de 7 anos, residente do bairro Chã da Jaqueira, ocorrido no Hospital da Criança em decorrência de meningite meningocócica tipo B.
Assim que o caso foi identificado, a Vigilância Epidemiológica adotou as medidas protocolares para esse tipo de ocorrência.
Entre as ações realizadas, está a quimioprofilaxia e o monitoramento dos contatos próximos. Além disso, foi preenchida a ficha de notificação compulsória, detalhando todo o histórico do paciente e as circunstâncias do caso, especialmente como se deu a evolução clínica, conforme exigido pelos protocolos de vigilância.
A SMS segue acompanhando a situação e reforça a importância da vacinação, principal forma de prevenção contra os diferentes tipos de meningite.
As vacinas que protegem contra diversos tipos de meningite, tais como meningocócica C e ACWY, BCG, Pentavalente e Pneumocócica 10, se encontram disponíveis em Unidades de Saúde e pontos fixos da capital.