Notícias

Credores vão à Justiça para afastar Collor do controle de empresas em AL

Por Carlos Madeiro - Uol Notícias 08/05/2025
Credores vão à Justiça para afastar Collor do controle de empresas em AL
(Foto: Fernando Collor de Mello. (Foto: Jorge William))

O ex-presidente Fernando Collor foi alvo de um pedido na Justiça para que seja afastado de suas funções na OAM (Organização Arnon de Mello), grupo de comunicação do qual ele é dono e que inclui a afiliada da TV Globo em Alagoas, além de jornal, sites, rádios, outra emissora de TV e gráfica.

O pedido, feito por credores com débitos inscritos na recuperação judicial da OAM, também mira o diretor-executivo, Luís Amorim. Os dois foram condenados na ação penal 1025 julgada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

A ação é assinada pelo advogado Marcos Rollemberg, um dos credores e representante de outros 25 ex-funcionários que têm valores a receber de alguma das empresas do grupo.

O pedido foi feito em 4 de maio e será analisado pela 10ª Vara Cível de Maceió, onde o processo de recuperação judicial da OAM corre desde 2019. A dívida a ser negociada na recuperação era de R$ 64 milhões em 2022.

A OAM chegou a ter o plano de recuperação judicial aprovado pelos credores em julho de 2022, mas denúncias de possível crime falimentar, como a suspeita de "compra de votos" por parte da OAM, levaram a Justiça encaminhar o caso para investigação policial —que ainda está em curso.

O que alegam os credores
O argumento usado pelos credores é que Collor e Amorim foram condenados com trânsito em julgado (sem possibilidade de recursos) por lavagem de dinheiro, o que seria um.