Notícias

Todas as hipóteses sobre as origens da Covid-19 'permanecem na mesa', diz chefe da OMS

Investigação sobre as origens da catástrofe global foi considerada inconclusiva; Tedros Adhanom cita transbordamento zoonótico e vazamento de laboratório como possibilidades

Por Agência O Globo - 27/06/2025
Todas as hipóteses sobre as origens da Covid-19 'permanecem na mesa', diz chefe da OMS
Um funcionário do laboratório Hermes Pardini (Foto: REUTERS / Washington)

Todas as hipóteses sobre como a pandemia de Covid-19 começou continuam em aberto, afirmou a Organização Mundial da Saúde nesta quinta-feira, após uma investigação inconclusiva sobre as origens da catástrofe global.

— Diante do cenário atual, todas as hipóteses devem permanecer sobre a mesa, incluindo o transbordamento zoonótico e vazamento de laboratório — disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva, acrescentando que grande parte das informações solicitadas, especialmente da China, não foi fornecida.

Sob o governo de Donald Trump, a Casa Branca defende a teoria de que o Sars-CoV-2, causador da Covid-19, é um patógeno artificial que vazou de um laboratório de doenças infecciosas em Wuhan, na China. Anteriormente, os Estados Unidos sustentavam a hipótese de que a Covid-19 surgiu da passagem de um vírus de um animal para humanos, e que o surto inicial se concentrou no mercado de municipal de Wuhan, na China.

Essa hipótese é apoiada por muitos cientistas após uma série de descobertas. Isso inclui evidências que potencialmente ligam o coronavírus a cães-guaxinins no mercado de Hunan; que os primeiros casos estavam concentrados no mercado; e que evidências genéticas sugerem que o vírus só surgiu no final de 2019.

Tags