Notícias

Complexo do Alemão recebe 175 moradias populares do Governo do RJ

Apartamentos são compostos por dois quartos, sala, banheiro social e cozinha

Por Agência O Globo - 28/06/2025
Complexo do Alemão recebe 175 moradias populares do Governo do RJ
(Foto: )

Moradores que foram contemplados por moradia popular construída pelo Governo do Rio no Complexo do Alemão, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), já podem se mudar para o condomínio próximo à comunidade da Zona Norte da capital. Neste sábado (28), o governador Cláudio Castro entregou 175 propriedades em cerimônia no local. Foram investidos na obra cerca de R$ 33 milhões da Secretaria de Habitação de Interesse Social. Os apartamentos vão beneficiar famílias que recebem aluguel social do Estado.

"É inacreditável", diz irmã de Juliana Marins sobre reabertura de trilha na Indonésia três dias após resgate do corpo

Polícia Civil prende motoboys que fizeram atentado a bomba contra idosos em Barra do Piraí

– Entregar essas moradias é mais do que cumprir um compromisso com a população, é transformar vidas. Essas famílias, que há anos aguardavam por um lar digno, agora têm a oportunidade de recomeçar com segurança, estabilidade e esperança. É um sonho que hoje se tornou realidade. Estamos reconstruindo laços com o território e com a dignidade – afirmou o governador Cláudio Castro, que esteve na cerimônia de entrega dos imóveis.

A entrega faz parte dos três empreendimentos que serão construídos na comunidade. Outras 760 novas unidades estão em fase de construção, com valor total do investimento de mais de R$ 200 milhões.

Como é a moradia popular entregue pelo Governo do RJ?

Cada apartamento possui dois quartos, sala, banheiro social e cozinha distribuídos em 40 m². Já na área comum, há guarita, centro comunitário, churrasqueiras, espaço kids e academia.

Jacilene de Souza foi uma das moradoras contempladas pelo projeto. Agora, ela terá um local seguro para receber sua neta, que tem microcefalia e precisa de cuidados especiais.

– Foram anos de muita luta, vi muitos vizinhos e amigos partirem e não terem a oportunidade de viver esse sonho. Sou nascida e criada no Complexo do Alemão, e nunca imaginei que teria uma casa linda, mobiliada. É muita alegria, vou poder receber minha família e minha neta, que é tudo pra mim. Tenho certeza que vou ser muito feliz nesse lugar – contou.

Caio Lucas, que é cria do Alemão, viu a vida da sua mãe se transformar após ser contemplada pelo projeto. Ele trabalhou na gestão do almoxarifado da obra.

– Minha mãe e eu sempre corremos atrás e batalhamos. Passamos bastante tempo recebendo o auxílio do Aluguel Social, e achávamos que o sonho da nossa casa própria ficaria só na promessa. Mas o governador nos ouviu e nos atendeu. Estou muito feliz de trabalhar nessa obra e de poder também participar disso, vendo minha mãe ganhar a moradia. Às vezes parece até que estou sonhando – vibrou.