Notícias

Lagoa Manguaba transborda, alaga centro de Marechal Deodoro e adia volta às aulas

Chuvas provocam alagamentos, desabamentos e deixam mais de 200 desalojados em cidades do interior de Alagoas

Por redação 01/07/2025
Lagoa Manguaba transborda, alaga centro de Marechal Deodoro e adia volta às aulas
Lagoa Manguaba, em Marechal Deodoro. (Foto: Foto: Reprodução.)






As fortes chuvas que atingem Alagoas desde o fim de semana provocaram o transbordamento da lagoa Manguaba na segunda-feira (30), alagando ruas do centro histórico de Marechal Deodoro. Devido aos estragos, a prefeitura decidiu adiar o retorno das aulas, que estava previsto para esta terça-feira (1º). Ainda não há nova data para a retomada das atividades escolares.

Segundo a administração municipal, escolas foram preparadas para receber famílias desalojadas. Até o momento, 23 pessoas deixaram suas casas, sendo que apenas uma família foi levada para uma escola. As demais estão abrigadas em casas de parentes.

A situação é crítica também em outras regiões do estado. Em São Miguel dos Campos, o rio São Miguel transbordou e causou alagamentos em diversos bairros. Ao todo, 182 pessoas foram desalojadas, de acordo com o balanço da prefeitura.

Na cidade de Atalaia, uma casa desabou no povoado Chã da Jaqueira, sem deixar feridos. Outras duas residências estão em risco de desabamento, e uma terceira foi atingida por um deslizamento de barreira na BR-316. Os moradores afetados buscaram abrigo com parentes e vizinhos.

Já em Coruripe, o nível do rio Coruripe subiu durante a madrugada de terça, deixando um homem ilhado em uma casa de bombas na zona rural. Ele foi resgatado com vida pelo Corpo de Bombeiros, com apoio da Defesa Civil local.

Apesar da previsão de trégua nas chuvas nos próximos dias, a Defesa Civil de Alagoas mantém alerta para o risco de transbordamento do rio Jacuípe e orienta que moradores de áreas ribeirinhas fiquem atentos e deixem regiões de risco se necessário.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 199.