Notícias
Cartão Jaé: confira lista atualizada de postos e horários para atendimento; gratuidade é entregue na hora
Super postos têm capacidade ampliada. Unidades funcionam de segunda a sábado, das 7h às 19h

No sábado, dia 5, o público que é gratuidade deverá ter o cartão Jaé para embarcar nos modais sob administração do município (ônibus municipais, BRT, VLT, vans e "cabritinhos"). Após longas filas e problemas para fazer ou receber os cartões, a Prefeitura do Rio inaugurou novos postos, na última semana, e aumentou a capacidade de outros. Outra mudança foi de pessoas com direito à gratuidade poderem sair do posto já com o cartão em mãos, sem necessidade de retorno para fazer a retirada.
Covid-19:
O caminho dos trens:
Estão em funcionamento quatro super postos, com capacidade ampliada, além de ambiente coberto e cadeiras para as pessoas na fila de espera. Assim como essas unidades, outros 12 postos também recebem o público de segunda a sábado, das 7h às 19h, e apenas um, na sede da Prefeitura, na Cidade Nova, tem agenda diferenciada, com portas abertas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Madureira, na Zona Norte, conta com duas unidades, e é preciso ficar atento ao atendimento, uma vez que o posto no Shopping São Luiz recebe exclusivamente gratuidades, e o do Terminal BRT Paulo da Portela, apenas o público em geral. A mudança ocorreu na última quarta-feira, dia 25.
Nos postos é possível solicitar o cartão, ou apenas fazer a retirada, ao solicitá-lo pelo aplicativo, caso opte por não o receber em casa. Quem não quiser o cartão, pode usar a versão digital no app no celular.
Confira a lista atualizada dos postos do cartão Jaé:
Super Postos de Atendimento
Clube do Servidor – Rua Ulysses Guimarães, s/nº – Cidade Nova. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro – Rua Arquias Cordeiro, 1516. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Campo Grande – Centro Esportivo Miécimo da Silva - Rua Olinda Ellis, 470. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Vila Olímpica de Deodoro – Estrada do Camboatá, s/nº – Deodoro. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Demais Postos de Atendimento
Botafogo – Rua Dona Mariana, 48 (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Centro 1 (CASS - Sede da Prefeitura) – Rua Ulysses Guimarães, 2-14 – Cidade Nova (Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h, exceto feriados)
Centro 2 (em frente ao metrô Estácio) – Rua Ulysses Guimarães, 16, loja A – Estácio. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Terminal BRT Alvorada – Av. das Américas, s/nº – Barra da Tijuca. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Terminal BRT Jardim Oceânico – Av. Armando Lombardi, 705 – Barra da Tijuca. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Terminal BRT Paulo da Portela – Rua Padre Manso, s/nº – Madureira. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h) Atendimento apenas ao público geral a partir de 25 de junho.
Madureira – Shopping São Luiz – Av. Ministro Edgard Romero, 81. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h) Exclusivo para gratuidades desde 25 de junho.
Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, s/nº. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Terminal Pingo D’Água – Estrada da Pedra – Guaratiba. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Taquara – Av. Nelson Cardoso, 905 – loja 107. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Terminal Gentileza – Av. Francisco Bicalho, São Cristóvão – Loja 32. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/nº – Pavuna. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Nave do Conhecimento de Padre Miguel – Rua Bom Sossego, 380. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Transição em duas fases
A Prefeitura do Rio anunciou, no último dia 12, os prazos para que o sistema de bilhetagem eletrônica seja o único aceito nos transportes sob administração do município (ônibus municipais, BRT, VLT, vans e "cabritinhos"). A previsão é de que ocorra em duas fases.
5 de julho (sábado): Todas as gratuidades passam a ser exclusivamente operadas pelo Jaé. A partir dessa data, o Riocard deixará de ser aceito para esse público nos modais municipais.
maiores de 65 anos moradores, os cartões físicos podem ser recebidos em casa, de forma gratuita, com solicitação via aplicativo
PCDs e doentes crônicos vinculados às unidades de saúde da cidade do Rio, unidade de saúde da SMS cadastra o beneficiário, pode ser retirado em uma das lojas, de forma gratuita, ou em casa, mediante pagamento de taxa de R$ 7,95
estudantes da rede pública de ensino fundamental e ensino médio da cidade do Rio; universitários beneficiados pelos programas do governo federal de cotas; Programa Universidade para Todos de instituições de ensino superior localizados na cidade do Rio
alunos universitários de baixa renda
2 de agosto: Apenas o Jaé poderá ser utilizado para realizar integrações entre diferentes meios de transporte municipais (ônibus, BRT, VLT, vans e cabritinhos), dentro do prazo de 3 horas.