Notícias
Os 7 alimentos que devem ser consumidos para evitar resfriados
Embora se agasalhar, dormir o suficiente e lavar as mãos sejam maneiras eficazes de preveni-los, a nutrição tem um papel fundamental

Mudanças constantes de temperatura e chuvas sazonais podem tornar os resfriados mais comuns. Embora se agasalhar, dormir o suficiente e lavar as mãos sejam maneiras eficazes de preveni-los, você sabia que a nutrição é fundamental?
Depressão resistente:
A fruta que todos deveriam comer:
Segundo o site especializado em saúde Clínica Nes, fatores como clima frio e úmido podem favorecer a proliferação de vírus e bactérias, causando resfriados. Além disso, ficar em ambientes fechados facilita a concentração e a transmissão de patógenos.
Por outro lado, a necessidade de nos mantermos aquecidos nos leva a procurar ambientes quentes, o que provoca ressecamento nas mucosas das vias respiratórias, uma das principais barreiras de proteção do organismo.
Além disso, o Ministério da Saúde Pública do Paraguai afirma em seu site que durante a estação fria, a alimentação deve atender às necessidades do corpo para conservar o calor corporal, sem comer em excesso.
Queijo:
No entanto, um sistema imunológico forte também está mais bem preparado para combater doenças. E isso pode ser alcançado por meio de uma boa nutrição.
Quais alimentos você deve comer para prevenir um resfriado?
Sopa de galinha
Cara Rosenbloom, nutricionista registrada na Canadian Heart & Stroke Foundation, observa que a canja de galinha ajuda a impedir que os neutrófilos (glóbulos brancos) viajem para as vias aéreas superiores, onde podem agravar a inflamação.
A temperatura do caldo também pode melhorar o fluxo de muco, o que alivia a congestão nasal. Inalar o vapor morno pode até ajudar a soltar o muco espesso.
A especialista acrescenta que resfriados tendem a reduzir naturalmente o apetite, mas o sabor salgado e saboroso do caldo pode estimulá-lo. No entanto, ela recomenda adicionar uma pitada de pasta de missô ou um cubo de caldo com glutamato monossódico para realçar o sabor.
Peixe
Um artigo da organização Educó destaca que o peixe, por ser uma fonte natural de Ômega-3, não só fornece essa substância benéfica ao organismo, como também fornece proteínas essenciais para as funções vitais do corpo.
Assim, consumi-lo regularmente pode fortalecer o sistema imunológico, protegendo os pulmões contra infecções respiratórias e estimulando a síntese de anticorpos.
Frutas cítricas
Frutas como laranjas, toranjas, tangerinas, limões e limas contêm altos níveis de vitamina C. O blog da Brown University explica que esse nutriente ajuda a combater infecções respiratórias porque estimula a produção de glóbulos brancos.
Consequentemente, reduz as chances de pegar um resfriado.
Especiarias
Rosenbloom também observa que o gengibre é conhecido por seus efeitos anti-inflamatórios, o que ajuda a combater esse sintoma de resfriados.
Enquanto isso, o blog da Nes Clinic indica que o alho, por exemplo, contém alicina, um composto com propriedades antimicrobianas. Para aproveitar seus benefícios, que são reduzidos quando cozido, recomenda-se consumi-lo cru ou aumentar a quantidade de alho nas refeições.
Dica: Tempere seus pratos com os dois temperos ou use-os em infusões.
Vegetais de folhas escuras
A organização Educó menciona em seu artigo “Prevenção de Resfriados em Crianças” que espinafre, couve de Bruxelas, alface e brócolis contêm mais vitamina C do que frutas cítricas.
Incluí-los na dieta de uma criança pode ser uma ótima maneira de fortalecer seu sistema imunológico e prevenir doenças respiratórias.
Frutas vermelhas
Frutas vermelhas como groselhas, mirtilos e framboesas, segundo documento da Clínica Nes, contêm polifenóis, compostos com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antivirais.
Sem dúvidas, elas são uma ótima alternativa para reduzir os danos causados pelos radicais livres, prevenir inflamações musculares e dificultar a sobrevivência de vírus no organismo.
Nozes e leguminosas
Em climas frios, o corpo perde calor facilmente. No entanto, alimentos ricos em calorias (como leguminosas e nozes) fornecem a energia necessária e mantêm a temperatura corporal.
Como se isso não bastasse, eles adicionam grandes quantidades de ferro e antioxidantes essenciais para aumentar suas defesas.
Outros alimentos recomendados por especialistas para prevenir resfriados são:
Mel: tem efeito preventivo contra resfriados, pois estimula as defesas naturais e atua como antitussígeno, aliviando aquela incômoda coceira na garganta.
Cebola: é rica em quercetina, um composto com propriedades antivirais e anti-inflamatórias.
Cogumelos e fungos: possuem propriedades antibacterianas que ajudam o corpo a combater doenças.
Abóbora: contém betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A. Esse nutriente é essencial para fortalecer o sistema imunológico.
Iogurte: suas bactérias saudáveis, conhecidas como probióticos, também fortalecem a função imunológica.
Uma dieta equilibrada, combinada com exercícios regulares e controle do estresse, pode mantê-lo livre do resfriado, apesar das mudanças climáticas que afetam nossas rotinas diárias.