Notícias

O que fazer se tenho um produto dos lotes de champignon, molho de alho e polpa de fruta suspensos pela Anvisa?

Agência proibiu a venda e determinou o recolhimento dos itens, que apresentaram resultados insatisfatórios em análises de laboratórios

Por Agência O Globo - 09/07/2025
O que fazer se tenho um produto dos lotes de champignon, molho de alho e polpa de fruta suspensos pela Anvisa?
(Foto: )

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária () suspendeu a venda de lotes de champignon, molho de alho e polpa de fruta no Brasil. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira após análises de laboratórios terem identificado "resultados insatisfatórios". Os itens deverão ser recolhidos e não podem ser comercializados, distribuídos ou consumidos.

Edu Guedes:

Entenda os riscos:

Quais lotes foram suspensos?

Molho de alho – marca Qualitá, do Grupo Pão de Açúcar (GPA), fabricado pela Sakura Nakaya Alimentos – Lote 29, com data de validade de 01/2026.

Os itens apresentaram resultado insatisfatório nos ensaios de determinação de dióxido de enxofre e pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre, sendo detectada a presença de 20,4 mg/kg de dióxido de enxofre (expresso como SO₂), conforme laudo emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen/DF).

Champignon inteiro em conserva – marca Imperador, fabricado pela Indústria e Comércio Nobre – Lote 241023CHI, com data de validade de 10/2026.

Os itens apresentaram resultado insatisfatório no ensaio de pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre, que se encontra acima do limite permitido, conforme laudo emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen/DF).

Polpa de fruta de morango – marca De Marchi – Lote 09437-181, com data de validade até 01/11/2026.

Os itens apresentaram resultado insatisfatório no ensaio de pesquisa de matérias estranhas, conforme laudo emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC).

O que fazer se tenho um produto suspenso pela Anvisa?

Em caso de posse de um produto que pertença a um dos lotes citados acima, a primeira orientação é que o alimento não seja consumido, já que os resultados dos testes indicam potenciais riscos à saúde.

Sobre o molho de alho, a Qualitá disse, em nota, que, logo após ter tomado conhecimento sobre os resultados da análise, solicitou o recolhimento das unidades de todas as lojas do país e que acionou o fornecedor parceiro responsável pela produção do item "para que seja realizada uma apuração do ocorrido".

Aos consumidores que tenham adquirido um dos produtos, a empresa afirma que está "à disposição dos clientes para realizar a troca ou ressarcimento do valor pago diretamente na loja onde a compra foi realizada ou por meio da Casa do Cliente no 0800 779 6761".

Já para o champignon inteiro em conserva, a Imperador Alimentos disse, em nota, que também realizou o recolhimento imediato do produto logo após ter sido notificada sobre os resultados da análise e que fez , em paralelo, "a rastreabilidade no processo para averiguação e solução do ocorrido".

Sobre o recolhimento, orienta que, "caso o consumidor necessite de algum esclarecimento sobre produtos do lote 241023CHI, colocamos um e-mail à disposição: [email protected]", orienta.

Em relação à polpa de fruta de morango, a De Marchi disse apenas que, "tendo tomado conhecimento da situação apontada pela Anvisa, já está tomando as devidas providências". A empresa disponibiliza o número +55 (11) 4815-8400 e o e-mail [email protected] para contato.