Notícias

Alagoas registra recorde de prisões por violência doméstica no 1º semestre de 2025

Por Redação 10/07/2025
Alagoas registra recorde de prisões por violência doméstica no 1º semestre de 2025
Violência doméstica. (Foto: Foto: Reprodução.)

A Polícia Civil de Alagoas, por meio das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), divulgou um balanço das ações realizadas entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2025, revelando um número histórico de prisões relacionadas à violência contra a mulher.

De acordo com dados do setor de estatística e análise criminal da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL), houve um crescimento expressivo de 31% nos pedidos de Medida Protetiva de Urgência (MPU) em todo o estado, e de 32% especificamente na capital, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

No mesmo ritmo, as prisões baseadas na Lei Maria da Penha também registraram aumento. Em Alagoas, foram 1.400 prisões no primeiro semestre deste ano, contra 1.099 no mesmo intervalo de 2024 — uma alta de 27,4%. Em Maceió, o número saltou de 365 para 484 prisões, o que representa um crescimento de 32,6%.

Para a delegada Ana Luiza Nogueira, coordenadora das DEAMs, os números refletem maior acolhimento às vítimas e fortalecimento da rede de apoio. “A mulher precisa se sentir segura para denunciar. Estamos preparados para protegê-la e garantir seus direitos”, declarou.

*Com PC/AL.

Tags