Notícias
Vídeos mostram filhotes de baleia-jubarte no mar de Arraial do Cabo (RJ); veja imagens
Segundo o projeto Mar de Baleias, que atua no município da Região dos Lagos, ao menos um deles nasceu nas águas da cidade

O mar de Arraial do Cabo está para... baleias-jubarte. A temporada de migração, a caminho do Banco dos Abrolhos, no sul da Bahia, está agitando as águas do município na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Os pesados mamíferos podem ser avistados, inclusive em grupos. No domingo e nesta segunda-feira, pequenos (ainda assim, grandes) visitantes foram notados no mar cristalino. Filhotes foram vistos, em imagens registradas com auxílio de um drone. Um deles, ao que tudo indica, é cabista.
Vindas da gelada Antártica, o litoral brasileiro tem as águas quentes como atrativo e em Abrolhos, no Nordeste do país, a principal área de reprodução da espécie. A passagem desses animais por águas fluminenses deve se prolongar até o próximo mês.
Em Arraial do Cabo, desde junho, apenas a partir do mirante Pontal do Atalaia foram avistados 350 indivíduos. No ponto fixo de observação, pesquisadores e voluntários fazem as contagens por binóculo às terças, quintas e sábados, monitoramento realizado pela equipe da Fundação de Meio Ambiente e Tecnologia de Arraial do Cabo (FUNTEC).
Com o apoio diário dos drones do projeto, a estimativa real de animais na região é ainda maior. Foi com este equipamento que ocorreu um dos avistamentos de três baleias, sendo uma delas filhote, feito pelo piloto Marcelo Gah @droneadventuresbr).
— Aqui as pessoas conseguem ver as baleias-jubarte da terra e embarcado. O registro de hoje é de um filhote que nasceu aqui. Temos evidências e podemos afirmar isso, diferente do que vimos ontem. O projeto Mar de Baleias faz o monitoramento através de drones e binóculos. Nesta temporada, já encontramos grupos de até 30 jubartes, outros de 10 e alguns menores. Elas começam a passar por aqui em maio, e num maior fluxo agora no mês de julho — observa Ronnie Plácido, presidente da FUNTEC, que conduz o projeto.
Quando comparados aos adultos, os filhotes de jubarte são bem menores, mas estão bem longe de serem pequenos. Um indivíduo pode nascer com cerca de 4 metros e pesar até 900 kg.
O projeto, hoje, conta com duas lunetas para monitoramento. Para ampliar o acesso ao público, mais 20 estão em faze de fabricação e serão instaladas em pontos estratégicos para observação do mar. Destas, 10 serão acessíveis (para pessoas com deficiência).
Avistamentos como esses têm firmado o lugar de Arraial do Cabo como rota migratória da espécie. O turismo náutico tem crescido, o que ocorre numa época até então de baixa temporada para o município. Entre os cuidados, o público que quer viver essa experiência deve procurar por embarcações autorizadas por órgãos competentes, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), capacitadas para seguirem as regras para esse tipo de observação, garantindo a segurança das baleias e dos passageiros embarcados.