Notícias
Argentinos lideram turismo internacional em Alagoas no 1º semestre de 2025
Melhora do câmbio e voos diretos impulsionaram vinda ao estado

As belezas naturais de Alagoas seguem conquistando turistas de todo o mundo. Segundo a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o estado recebeu 10.186 visitantes estrangeiros entre janeiro e junho deste ano. O destaque ficou com os argentinos, que lideram com folga o ranking de nacionalidades.
Se comparado ao mesmo período de 2024, o aumento no número de turistas internacionais foi de 69,23%.
Ranking de turistas estrangeiros em Alagoas:
Argentina: 8.087
Portugal: 1.179
Uruguai: 365
Itália: 200
Alemanha: 86
De acordo com a Setur, a principal justificativa para o aumento no número de argentinos foi a valorização do peso frente ao real. O câmbio mais favorável estimulou as viagens internacionais, especialmente para destinos turísticos com boa estrutura e preços acessíveis.
Além disso, a existência de voos diretos para Maceió partindo de Córdoba e Buenos Aires, operados por duas companhias aéreas internacionais, facilitou o acesso ao estado.
O levantamento mais recente da Embratur confirma o cenário: os argentinos foram os que mais visitaram o Brasil no primeiro semestre de 2025. Foram 2,3 milhões de visitantes do país vizinho, que escolheram o Brasil principalmente por motivos de lazer, seguidos de visita a parentes ou amigos e viagens de negócios. A permanência média dos estrangeiros no país foi de 7 dias.
“O turismo no Brasil deixou de ser potencial e virou realidade. Estamos chegando nos patamares de chegada de turistas estrangeiros que o nosso país merece, num nível de crescimento que é o maior do mundo hoje. Isso tem gerado novos investimentos, milhares de empregos e renda em todo o país”, comemorou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
O turismo internacional também trouxe benefícios para a economia brasileira. Segundo o Banco Central, a entrada de turistas estrangeiros movimentou, entre janeiro e maio, US$ 3,648 bilhões — o equivalente a cerca de R$ 20,8 bilhões.