Notícias
Morre a produtora Zita Carvalhosa, criadora do festival de curtas Kinoforum, aos 65 anos
Velório será nesta quarta-feira (23) na Cinemateca Brasileira

A produtora cinematográfica Zita Carvalhosa faleceu nesta terça-feira (22), em São Paulo, aos 65 anos. A morte foi confirmada pela Associação Paulista de Cineastas.
Despedida:
Festival de Veneza:
Formada em cinema pela Universidade Paris III, na França, Carvalhosa foi importante nome para a promoção do cinema de curtas-metragens no Brasil. Em 1989, criou o Kinoforum — Festival Internacional de Curtas de São Paulo, evento que dirigiu por 35 anos. Ela também presidiu a Associação Cultural Kinoforum, organização responsável pelo evento e pioneira na realização de oficinas de produção audiovisual em São Paulo.
Antes da fundação do evento, já havia desenvolvido um programa voltado para a divulgação de curta-metragem quando atuou como curadora de cinema do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP), em 1988.
Ao longo de quatro décadas, atuou ativamente na formação de políticas públicas para o setor. Como produtora, à frente da Superfilmes, realizou longas de sucesso como "Carvão", de Carolina Markowitz, "A casa de Alice", de Chico Teixeira, "Um homem de moral", de Ricardo Dias, dentre outros.
Zita Carvalhosa deixa a filha Ligia, os netos Theodoro e Martina, a mãe Margarida, o irmão Fernando, a enteada Iara e o marido Patrick Leblanc. O velório será realizado nesta quarta-feira (23), das 10h às 16h, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.