Notícias

Mapa do Crime: confira ranking dos 10 bairros com mais roubos em coletivos no Rio

Na cidade, 40,9% dos casos se concentram nesses locais

Por Agência O Globo - 25/07/2025
Mapa do Crime: confira ranking dos 10 bairros com mais roubos em coletivos no Rio
(Foto: )

Dos 4.405 roubos em coletivo ocorridos no ano passado no Rio, 40,9% deles se concentraram em apenas dez bairros. É o que mostra o ranking disponível no , ferramenta interativa do GLOBO, que tem a , na Zona Norte, como primeira colocada, com 419 casos, numa lista com 147 bairros. Confira abaixo os locais que mais registraram esse crime.

CLIQUE AQUI E VEJA NO MAPA DO CRIME COMO SÃO OS ROUBOS NO SEU BAIRRO

Mapa do Crime revela os bairros mais perigosos do Rio:

O gatilho da violência:

Top 10 de bairros com mais roubos em coletivo no Rio em 2024:

Pavuna - 419 casos

Bonsucesso

Centro

Caju

Barra da Tijuca

São Cristóvão

Maracanã

Cidade Nova

Bangu

Maré

Segundo um operador do sistema de ônibus do Rio, duas rotas favoritas dos bandidos envolvem a Avenida Brasil, o que poderia explicar o motivo de cinco dos primeiros do ranking — Bonsucesso, Caju, São Cristóvão, Bangu e Maré — serem cortados pela via.

Vinícius Drumond:

Entenda o que é o Mapa do Crime

Quais são os bairros mais perigosos do Rio? Onde os roubos avançaram? Qual é o horário menos seguro para caminhar pela vizinhança? Para ajudar a responder essas perguntas e entender a dinâmica da violência na cidade, o GLOBO desenvolveu o Mapa do Crime, uma ferramenta interativa de monitoramento de roubos no Rio com dados inéditos de delitos por bairros. Disponível no site do jornal, o mapeamento disponibiliza informações sobre quatro crimes diferentes — roubos de celular, a transeunte, de veículo e em coletivo — em 147 bairros diferentes da capital.

A ferramenta foi produzida a partir de microdados de mais de 250 mil registros de ocorrências obtidos via Lei de Acesso à Informação junto ao Instituto de Segurança Pública (ISP). O órgão, responsável por compilar as estatísticas da segurança no estado, divulga mensalmente indicadores divididos por áreas de batalhões e delegacias — que abrangem, na maioria dos casos, vários bairros. Buscando entender dinâmicas criminais hiperlocais, o GLOBO solicitou dados mais precisos de localização dos crimes e recebeu informações sobre os bairros onde cada ocorrência foi registrada, menor unidade territorial disponibilizada pelo ISP. É a primeira vez que indicadores criminais no Rio são divulgados com esse nível de detalhamento.