Notícias
Dia Mundial de Prevenção de Afogamentos: saiba a importância de se conscientizar
Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas orienta e faz alertas para banhistas

O Dia Mundial de Prevenção de Afogamentos é celebrado nesta sexta-feira (25) e, mais do que apenas uma data, marca a importância das medidas preventivas e da conscientização para minimizar os riscos e o número de vítimas de afogamento. Esse trabalho é realizado com constância e compromisso pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), por meio do Batalhão de Bombeiro Militar de Salvamento Aquático (BBMSA).
Os guarda-vidas da corporação atuam em diversas ações preventivas, do litoral ao sertão. Segundo o Fênix, sistema de gestão operacional da corporação, até junho de 2025 foram realizadas 115.852 ações preventivas nos 16 postos de guarda-vidas distribuídos em Alagoas.
Esse número corresponde a 59,9% do total de ações realizadas em 2024, quando foram registradas 193.134 ações de prevenção, fundamentais para conscientizar a população, evitar incidentes e contribuir significativamente para a redução de casos de afogamento.
Conscientização
 (1).jpg)
As ações preventivas são fundamentais para conscientizar a população, evitar acidentes e contribuir diretamente para a redução de ocorrências, evidenciando o impacto da orientação e da vigilância exercidas diariamente pelos guarda-vidas junto a banhistas e turistas.
O levantamento apontou que os meses com maior número de registros foram janeiro, fevereiro, novembro e dezembro, período que compreende a alta temporada turística, marcada pelo intenso fluxo de visitantes e frequentadores das praias, rios e áreas de risco. Esse cenário reforça a relevância da Operação Verão, que ocorre durante a alta temporada e intensifica ainda mais as medidas preventivas, como o aumento do efetivo de militares, viaturas e a ampliação da cobertura dos postos de guarda-vidas em pontos estratégicos do estado.
É justamente por isso que o CBMAL intensifica cada vez mais as vistorias e ações preventivas, com medidas como sinalização adequada, entrega de pulseiras para crianças, abordagem e orientações aos banhistas sobre locais de risco, fixação de placas sinalizando pontos perigosos e monitoramento constante da movimentação de banhistas em ambientes aquáticos.
Ainda com foco em prevenção e conscientização, o CBMAL desenvolve o Projeto Golfinho, que promove atividades educativas com crianças em Alagoas. O objetivo é ensinar noções básicas de segurança em ambientes aquáticos, primeiros socorros, natação, esportes, salvamento e preservação ambiental.
Orientações e cuidados
.jpg)
Seja em piscinas, praias, rios ou lagoas, quando o assunto é água e vidas, o cuidado deve ser redobrado. A conscientização é a chave para a prevenção. O 2.º sargento e guarda-vidas do CBMAL, Guimarães, destacou a importância das ações para a preservação de vidas.
“A prevenção de afogamentos é essencial e salva vidas. Falar sobre esse assunto é fundamental porque, no século 21, muitas pessoas ainda vão a óbito por falta de conhecimento, por não saberem os riscos e também por imprudência. Não respeitam a sinalização, nem as ordens dos guarda-vidas. Então a gente precisa esclarecer e falar sobre esse assunto para que ele consiga salvar mais.”, explicou.
O guarda-vidas também compartilhou algumas orientações e cuidados essenciais para garantir a segurança durante mergulhos e contato com ambientes aquáticos.
“As principais orientações são, ter atenção principalmente com crianças e jovens, não deixá-los sem supervisão; como adulto, analisar bem o local em que está entrando para não correr risco. Procure locais com guarda-vidas, ou seja, ambientes vigiados por profissionais treinados. E, por último, aprenda primeiros socorros, pois eles podem fazer a diferença entre a vida e a morte em situações de afogamento. Se você for a pessoa que estiver em apuros na água, tente não entrar em desespero, flutue e acene por socorro até que o serviço de guarda-vidas seja acionado. Prevenir é salvar. Educar é evitar que o pior aconteça. Quanto mais vigilância e cuidado, melhor”, concluiu Guimarães.