Notícias

Tarifaço de Trump acirra disputa entre gestão Lula e governadores da direita

Gleisi e advogado-geral da União rebateram críticas de governadores da direita sobre negociação de acordo

Por Agência O Globo - 28/07/2025
Tarifaço de Trump acirra disputa entre gestão Lula e governadores da direita
Donald Trump (Foto: Divulgação)

A proximidade do prazo para a entrada em vigor do tarifaço de , na próxima sexta-feira, acirrou a disputa entre o governo Lula e possíveis adversários no ano que vem. Ontem, o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), , defendeu as negociações conduzidas pela gestão petista para tentar reverter a taxação e rebateu críticas de presidenciáveis. No dia anterior, a ministra (Relações Institucionais) já havia reagido a declarações dos governadores de São Paulo, (Republicanos); de Goiás, (União); e do Paraná, (PSD).

Messias disse que governadores de direita “fingem ignorar” que a responsabilidade pelas sanções é da família do ex-presidente . “Governadores de direita apregoaram pacificação e unidade para enfrentar a ameaça. No entanto, fingem ignorar que os sérios prejuízos que as sanções econômicas podem causar ao povo brasileiro foram traiçoeiramente fomentados pela família Bolsonaro, clã político apoiado por esses mesmos governadores”, escreveu no X.

Ele se refere a um painel da XP Investimentos realizado no sábado, em São Paulo, e que teve participação de Tarcísio, Caiado e Ratinho Jr. O trio, que tenta angariar o apoio de Bolsonaro para a disputa pela Presidência em 2026, afirmou que o governo não está interessado em negociar com Trump e tem errado em apostar no discurso da defesa da soberania nacional.

Na ocasião, o governador de São Paulo afirmou que tem tentado negociar por conta própria:

— Estamos conversando, buscando parlamentares americanos, empresas americanas, agentes do governo americano que podem se sensibilizar com o problema. Infelizmente, hoje a gente está vivendo um momento em que se busca tirar proveito do país, querendo dividir o país.

A ministra Gleisi Hoffmann rebateu Tarcísio. “O governador Tarcísio acusar o governo do presidente Lula de não conversar com os EUA sobre as sanções impostas por Donald Trump é de um oportunismo lamentável. Quem está bloqueando qualquer negociação, porque exige anistia e até impeachment de ministro do STF para suspender a chantagem contra o Brasil, é seu aliado Jair Bolsonaro”, postou Gleisi.

Divergências na direita

Além dos governistas, Ratinho Jr. virou alvo do deputado (PL-SP) ao minimizar o papel do ex-presidente na sobretaxa anunciada por Trump. “Trump postou diversas vezes citando Bolsonaro, fez uma carta onde falou de Bolsonaro, fez declarações para a imprensa defendendo nominalmente o fim da perseguição a Bolsonaro e seus apoiadores. Desculpe-me governador Ratinho Jr., mas ignorar estes fatos não vai solucionar o problema, vai apenas prolongá-lo ao custo do sofrimento de vários brasileiros”, escreveu o filho do ex-presidente.

No evento da XP, Caiado criticou o discurso adotado pelo governo de defesa da soberania nacional, sem consultar governadores afetados pelo tarifaço para formular uma resposta aos EUA:

—Um coisa está bem clara: o Lula não quer resolver o problema.

Tags