Notícias

Sob pressão, Hamilton troca de engenheiro de performance na Ferrari e 'escolhe' filho de ex-Porsche; saiba quem é

Heptacampeão tenta impulsionar resultados em meio a resultados abaixo do esperado na escuderia

Por Agência O Globo - 28/07/2025
Sob pressão, Hamilton troca de engenheiro de performance na Ferrari e 'escolhe' filho de ex-Porsche; saiba quem é
(Foto: )

Após um começo abaixo das expectativas na Ferrari, o heptacampeão Lewis Hamilton decidiu trocar de engenheiro no meio da temporada. O britânico revelou já ter trabalhado com o novo parceiro no Grande Prêmio da Bélgica, neste fim de semana, quando sofreu um acidente na corrida sprint, mas conseguiu uma prova de recuperação e terminou em sétimo lugar, no domingo, sendo coroado "Piloto do Dia".

Fisiculturista espanhola morre

Jogador da NBA é preso

As declarações de Hamilton fizeram circular rumores sobre quem seria o novo profissional, sobretudo em meio às rusgas públicas entre o piloto e o seu engenheiro de corrida, Riccardo Adami. O site Motorsport revelou que o novo contratado é, na verdade, um engenheiro de perfomance, o alemão Johannes Hatz, que assumiu o lugar de Riccardo Corte, transferido internamente para outro cargo.

Johannes Hatz ingressou na Porsche Motorsport pela ABT e se formou na Audi na temporada 2011/12. Ele passou a ocupar cargos de engenharia na Fórmula 1 em 2013 — um dos principais, na equipe B da Red Bull, em Faenza. O site Motorsport destaca que ele saiu da Racing Bulls rumo à Ferrari em janeiro do ano passado.

O novo engenheiro de Hamilton é filho de Wolfgang Hatz, ex-gerente da Volkswagen e ex-membro do conselho de pesquisa e desenvolvimento da Porsche (ele deixou o posto em 2015, após o escândalo do Dieselgate).

O próprio Hamilton disse que conhecia Hatz "há anos" e ressaltou, após o GP da Bélgica, o desafio do novo trabalho durante a temporada.

— Não é fácil trocar de engenheiros no meio da temporada — afirmou o piloto. — Ainda estamos nos acostumando e aprendendo muito, muito rápido.

A parceria parece ter rendido frutos. Embora tenha largado em 18º lugar, após sofrer um acidente, o britânico chegou na sétima posição na corrida de domingo. O piloto já disse em entrevistas que não vai deixar a escuderia enquanto não conquistar um título.