Notícias

Lula celebra saída do Brasil do Mapa da Fome da ONU

Conversa do presidente brasileiro com diretor-geral da FAO foi transmitida pelas redes sociais

Por Agência O Globo - 28/07/2025
Lula celebra saída do Brasil do Mapa da Fome da ONU
Brasil sai do mapa da fome em 2025 (Foto: Lyon Santos/ MDS)

O presidente Luiz Inácio da Silva celebrou nesta segunda-feira em uma ligação telefônica com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), Qu Dongy, a saída do Brasil do Mapa da Fome. A conversa foi transmitida pelas redes sociais de Lula.

— Hoje sou o homem mais feliz do mundo — disse o presidente, que prometeu ser um “soldado mundial no combate à pobreza e à fome”.

Lula ainda afirmou que agora será preciso um pouco mais de esforço para que nenhuma pessoa passe fome. Também garantiu que no ano que vem os dados estarão melhores.

— Para acabar com a fome e a pobreza, precisamos colocar o pobre no orçamento.

Quando os governantes fizerem isso, vamos resolver esse problema crônico da humanidade.

O país havia voltado a figurar no Mapa da Fome no triênio de 2019 a 2021, após ter saído pela primeira vez dessa estatística em 2014.

O resultado divulgado nesta segunda-feira reflete a média trienal 2022/2023/2024, que colocou o país abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente.Tirar o Brasil do Mapa da Fome foi uma das promessas de campanha de Lula.

O que é o Mapa da Fome?

O Mapa da Fome é um indicador global da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura que identifica países onde mais de 2,5% da população sofre de subalimentação grave (insegurança alimentar crônica).

Estar no Mapa da Fome significa que uma parcela significativa da população não tem acesso regular a alimentos suficientes para uma vida saudável.