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Riocard: saiba como pedir reembolso do saldo existente no cartão

A partir de sábado, apenas o Jaé será aceito nos modais municipais do Rio

Por Agência O Globo - 28/07/2025
Riocard: saiba como pedir reembolso do saldo existente no cartão
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A transição da bilhetagem eletrônica na cidade do Rio acontecerá nesta semana. No sábado (dia 2), o passará a ser o único cartão aceito nos modais municipais: ônibus, BRT, VLT, vans e cabritinhos. Para aqueles passageiros que deixarão de usar o Riocard, sabia que é possível pedir reembolso do saldo disponível no bilhete?

Bilhetagem no Rio:

Quanto vai custar a passagem do metrô com o Jaé?

Na prática, os únicos passageiros que seguirão usando o Riocard nos meios municipais são aqueles beneficiários do Bilhete Único Intermunicipal. Os demais usuários, deverão usar o Jaé. Não é possível, no entanto, transferir o saldo de um sistema para o outro e, por isso, aquele usuário do Riocard que quiser reaver o valor disponível em seu cartão, precisa fazer esse requerimento à operadora. Saiba como:

Posso pedir reembolso do saldo do Riocard pela internet?

Sim. É possível fazer o pedido pela internet, através de uma videochamada, realizada pelo site .

No endereço da web, é preciso clicar no botão "Clique aqui para iniciar", momento em que o usuário será informado sobre sua posição na fila virtual e a previsão de quanto tempo deve demorar para ser atendido.

Roubo em coletivo no Rio:

Outra opção é ir presencialmente até uma loja da Riocard. Na capital, elas estão instaladas nos seguintes endereços:

Barra da Tijuca: Terminal Alvorada (Av. das Américas, s/n° - piso inferior);

Campo Grande: Terminal de Campo Grande (Rua Aurélio Figueiredo, 15 - Loja 26 A e B);

Centro: Central do Brasil (Praça Cristiano Otoni, s/n° - subsolo). De segunda a sexta, das 8h às 17h; Carioca (Rua Uruguaiana, 7);

Copacabana: Estação Siqueira Campos do metrô (Rua Tonelero, s/nº);

O horário de funcionamento dessas lojas é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Posso pedir reembolso de qualquer cartão do Riocard? O saldo no vale-transporte também é reembolsável?

No caso dos cartões Expresso (cor de rosa), é possível pedir reembolso, desde que o bilhete esteja vinculado ao usuário (leia abaixo como).

Já no caso do vale-transporte, o usuário precisa apresentar uma declaração da sua empresa, autorizando que a devolução do valor seja realizada. Durante o atendimento, usuários do vale-transporte precisam ainda preencher uma declaração para devolver o cartão por comodato, pré-requisito, nesse caso, para o saldo ser devolvido.

Medo que embarca nos ônibus da Avenida Brasil:

Como vincular o meu Riocard ao meu CPF?

Inicialmente, o cartão expresso do Riocard não é vinculado ao usuário.

Para fazer isso, é possível clicar em "meus cartões" e "adicionar cartão" no aplicativo. Outra opção é acessar . Faça login em sua conta ou cadastre-se — apresentando CPF, data de nascimento, CEP e telefone. Em seguida, clique em "Cartões" e "cadastrar cartões": digite o número do cartão e o número do chip, disponíveis no verso do bilhete. Além disso, será necessário informar o número do seu CPF.

Utopias possíveis:

De quais documentos preciso para pedir o reembolso do Riocard?

É necessário apresentar a carteira de identidade e o CPF, além dos dados bancários (onde o valor será depositado), além do endereço completo.

Em caso de beneficiários de vale-transporte, é preciso ainda levar a declaração da empresa autorizando a devolução do saldo, além da carteira de trabalho.

Por leitores e famosos:

O valor do reembolso é pago em dinheiro? Quanto tempo leva para receber?

Não. O valor do reembolso é depositado diretamente na conta bancária informada pelo usuário, vinculada ao CPF cadastrado no cartão.

A previsão é que o reembolso leve de 10 a 15 dias úteis.

Fim de jogo no Maracanã e madrugadas da Lapa:

Pago alguma taxa para pedir reembolso?

Não.

É possível pedir reembolso de apenas uma parte do saldo?

Não. O valor reembolsado é o do saldo completo.