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Migração para o Jaé, reembolso do Riocard: o que se sabe sobre transição da bilhetagem no Rio
A partir do próximo sábado, novo cartão será o único aceito em ônibus, BRT, VLT, vans e cabritinhos

Está marcada para esta semana a transição completa na bilhetagem eletrônica dos modais municipais do Rio. A partir de sábado (dia 2), ônibus, BRT, VLT, vans e "cabritinhos" terão o Jaé como substituto do Riocard. Confira abaixo o que se sabe sobre essa mudança.
Jaé no metrô:
Ameaça de rompimento, falta de integração, queda de passageiros;
Riocard continuará sendo aceito nos ônibus, mas não para todo mundo
Somente os beneficiários do Bilhete Único Intermunicipal (BUI), desconto concedido a pessoas com renda de até R$ 3.205,20, podem passar o Riocard nos transportes municipais (e apenas quando estiverem fazendo a integração com um modal estadual). Nesses casos, os usuários pagam até R$ 8,55 para usar dois meios de transporte num período de três horas.
Os demais passageiros devem embarcar nos modais municipais usando o Jaé. No caso de pessoas que recebem vale-transporte e não são beneficiária do BUI, e acessam meios estaduais e municipais, o patrão deve depositar o valor recebido pelo funcionário de forma proporcional nos dois cartões, Jaé e Riocard.
O Jaé será aceito em meios estaduais?
Até o momento, entre os modais estaduais, apenas o metrô aceitará pagamentos com o Jaé, a partir de sábado (dia 2). O governo estadual pontua que "há tratativas" para que barcas e trens também se integrem ao novo sistema, mas ainda sem previsão de quando isso poderia acontecer.
No caso dos passageiros do metrô, o Jaé deverá ser usado principalmente por passageiros que se beneficiarão das integrações tarifárias existentes com modais municipais:
Metrô + BRT: passageiros que embarcarem ou desembarcarem no metrô nas estações de Vicente de Carvalho (Linha 2) ou Jardim Oceânico (Linha 4) pagam R$ 9,70 na integração com o BRT, independente da renda.
Metrô + ônibus municipal (antigo metrô de superfície): os passageiros das linhas 309, 538, 539, 548, 583 e 584, que passam por Botafogo, Praça Antero de Quental e Gávea, e que substituíram o Metrô na Superfície, pagam apenas a passagem do metrô, de R$ 7,90.
Metrô + van: os usuários das vans que atendem Rocinha e Vidigal, pagam R$ 8,80 na integração com o metrô.
Metrô + ônibus de integração: passageiros das linhas 133, 209, 603, 608, 611, 614, 616 e 913 pagam R$ 8,80 na integração com o metrô.
O metrô seguirá aceitando pagamento com Riocard, Giro, NFC (crédito e débito por aproximação) e QR Code.
Tarifa social: só com Riocard
Os benefícios estaduais, como o Bilhete Único Intermunicipal (BUI) e a Tarifa Social, que exigem renda máxima de R$ 3.205,20, continuarão sendo oferecidos exclusivamente por meio do cartão RioCard. Com eles, os passageiros pagam valores reduzidos de R$ 5 no metrô e nos trens, e de R$ 4,70 nas barcas.
Ou seja, o usuário do metrô que é beneficiário do BUI precisará do Riocard para os seguintes deslocamentos:
Metrô + trem: R$ 8,55.
Metrô + ônibus intermunicipal: R$ 8,55.
Metrô + barcas: R$ 8,55.
Saldo no Riocard: é possível pedir reembolso
Aqueles passageiros que deixarão de usar o Riocard após a implementação do Jaé poderão pedir o reembolso do saldo disponível no bilhete antigo. Não é possível, no entanto, transferir o dinheiro de um sistema para o outro. Para reaver o valor disponível, o usuário tem que fazer um requerimento à operadora pela internet (através de videochamada no site ) ou nas lojas físicas da Riocard:
Barra da Tijuca: Terminal Alvorada (Av. das Américas, s/n° - piso inferior);
Campo Grande: Terminal de Campo Grande (Rua Aurélio Figueiredo, 15 - Loja 26 A e B);
Centro: Central do Brasil (Praça Cristiano Otoni, s/n° - subsolo). De segunda a sexta, das 8h às 17h; Carioca (Rua Uruguaiana, 7);
Copacabana: Estação Siqueira Campos do metrô (Rua Tonelero, s/nº);
O horário de funcionamento dessas lojas é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Posso pedir reembolso de qualquer cartão do Riocard? O saldo no vale-transporte também é reembolsável?
No caso dos cartões Expresso (cor de rosa), é possível pedir reembolso, desde que o bilhete esteja vinculado ao usuário (leia abaixo como).
Já no caso do vale-transporte, o usuário precisa apresentar uma declaração da sua empresa, autorizando que a devolução do valor seja realizada. Durante o atendimento, usuários do vale-transporte precisam ainda preencher uma declaração para devolver o cartão por comodato, pré-requisito, nesse caso, para o saldo ser devolvido.
Como vincular o meu Riocard ao meu CPF?
Inicialmente, o cartão expresso do Riocard não é vinculado ao usuário.
Para fazer isso, é possível clicar em "meus cartões" e "adicionar cartão" no aplicativo. Outra opção é acessar . Faça login em sua conta ou cadastre-se — apresentando CPF, data de nascimento, CEP e telefone. Em seguida, clique em "Cartões" e "cadastrar cartões": digite o número do cartão e o número do chip, disponíveis no verso do bilhete. Além disso, será necessário informar o número do seu CPF.
Já no caso dos cartões digitais, gerados no aplicativo, todos já são vinculados ao CPF do usuário.
De quais documentos preciso para pedir o reembolso do Riocard?
É necessário apresentar a carteira de identidade e o CPF, além dos dados bancários (onde o valor será depositado), além do endereço completo.
Em caso de beneficiários de vale-transporte, é preciso ainda levar a declaração da empresa autorizando a devolução do saldo, além da carteira de trabalho.
O valor do reembolso do saldo do Riocard é pago em dinheiro? Quanto tempo leva para receber?
Não. O valor do reembolso é depositado diretamente na conta bancária informada pelo usuário, vinculada ao CPF cadastrado no cartão.
A previsão é que o reembolso leve de 10 a 15 dias úteis.
Pago alguma taxa para pedir reembolso? Não.
É possível pedir reembolso de apenas uma parte do saldo?
Não. O valor reembolsado é o do saldo completo.