Notícias

Dois postos do Jaé são transferidos de endereço às vésperas da transição da bilhetagem do Rio; veja quais

A partir do próximo sábado, novo bilhete substitui definitivamente o Riocard nos modais municipais

Por Agência O Globo - 31/07/2025
Dois postos do Jaé são transferidos de endereço às vésperas da transição da bilhetagem do Rio; veja quais
(Foto: )

A três dias da transição completa do sistema de bilhetagem do Rio, em que o substituirá definitivamente o Riocard nos modais municipais da capital (ônibus, BRT, VLT, vans e "cabritinhos"), a empresa anunciou nesta quarta-feira que dois postos de atendimento aos usuários estão sendo transferidos temporariamente para unidades próximas.

Jaé:

Riocard:

O posto Centro 2, que funcionava na Rua Ulysses Guimarães 16, terá seu atendimento transferido para o superposto do Clube dos Servidores, instalado na mesma rua. Já o posto localizado na Avenida Nelson Cardoso, na Taquara, teve o atendimento transferido temporariamente para o Clube Recreativo Português, localizado na Rua Ariapó, no mesmo bairro.

Não há previsão para a retomada desses dois postos e, segundo a Jaé, a justificativa para essa mudança foi a decisão de concentrar o atendimento em lojas específicas.

Jaé no metrô:

Super Postos de Atendimento:

Clube do Servidor – Rua Ulysses Guimarães, s/nº – Cidade Nova. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro – Rua Arquias Cordeiro, 1516. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Campo Grande – Centro Esportivo Miécimo da Silva - Rua Olinda Ellis, 470. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Vila Olímpica de Deodoro – Estrada do Camboatá, s/nº – Deodoro. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Demais Postos de Atendimento:

Botafogo – Rua Dona Mariana, 48 (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Centro 1 (CASS - Sede da Prefeitura) – Rua Ulysses Guimarães, 214 – Cidade Nova (Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h, exceto feriados)

Barra da Tijuca - Terminal BRT Alvorada – Av. das Américas, s/nº – Barra da Tijuca. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Barra da Tijuca - Terminal BRT Jardim Oceânico – Av. Armando Lombardi, 705 – Barra da Tijuca. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Madureira - Terminal BRT Paulo da Portela – Rua Padre Manso, s/nº – Madureira. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h) Atendimento apenas ao público geral a partir de 25 de junho.

Madureira – Shopping São Luiz – Av. Ministro Edgard Romero, 81. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h) Exclusivo para gratuidades desde 25 de junho.

Planetário da Gávea - Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 - Gávea (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, 148, loja H. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Guaratiba - Terminal Pingo D’Água – Estrada da Pedra – Guaratiba. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Taquara 2 – Clube Recreativo Português - Rua Ariapó, 50, loja 107. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Terminal Gentileza – Av. Francisco Bicalho, São Cristóvão – Loja 32. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/nº – Pavuna. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Nave do Conhecimento de Padre Miguel – Rua Bom Sossego, 380. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Transição definitiva

Neste mês, a prefeitura do Rio iniciou o processo de transição dos passageiros para o novo sistema. Gratuidades (idosos, pessoas com deficiência, doentes crônicos e estudantes) são obrigados a embarcar com Jaé nos modais municipais desde o último dia 5.

Quanto vai custar a passagem do metrô com o Jaé?

Já a partir deste sábado (2), será a vez dos demais passageiros, data em que o Jaé passa a ser o único sistema de bilhetagem aceito nos transportes municipais.

Mas há uma exceção: passageiros que são beneficiários do Bilhete Único Intermunicipal (BUI) — destinado a pessoas com renda de até R$ 3.205,20 — devem seguir usando o Riocard em deslocamentos que envolvem integração, como por exemplo entre um ônibus intermunicipal e outro municipal, dentro de 3 horas.

Medo que embarca nos ônibus da Avenida Brasil:

O metrô, por sua vez, passa a aceitar o Jaé no sábado (2), após um acordo envolvendo Estado e município. O novo cartão deve ser usado por passageiros que usam integrações do metrô com meios municipais, como com o BRT (nas estações Vicente de Carvalho e Jardim Oceânico), com ônibus que substituíram o Metrô na Superfície (linhas 309, 538, 539, 548, 583 e 584 nas estações Botafogo e Antero de Quental), as vans para a Rocinha e o Vidigal, além do serviço integração (linhas 133, 209, 603, 608, 611, 614, 616 e 913).

No caso de quem é beneficiário de Tarifa Social ou do BUI, a passagem deve seguir sendo paga com o Riocard no metrô. Por outro lado, barcas e trens seguem sem aceitar o novo bilhete, apesar de haver tratativas em andamento para que isso ocorra no futuro.

Já para quem fizer viagens em modais estaduais e municipais, mas não usar integrações, será preciso ter os dois bilhetes - Riocard e Jaé - no bolso.