Notícias

Traços que contam histórias: conheça o trabalho de um ilustrador

Por Agência Alagoas 01/08/2025
Traços que contam histórias: conheça o trabalho de um ilustrador
Diretor de arte da Secretaria de Estado da Educação, Mário Alencar é o responsável pelas ilustrações de Minsk, obra de Graciliano Ramos (Foto: Cortesia à Imprensa Oficial)

Parte dos livros publicados pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos conta com ilustrações que ajudam o leitor a mergulhar ainda mais no universo da leitura. Obras voltadas especialmente para o público infantil, como as da Coleção Coco de Roda e alguns títulos da Coleção Graciliano Ramos, são exemplos de como as imagens percorrem as páginas e dão vida às palavras.

Cada traço, cor e composição escolhidos revelam a sensibilidade dos ilustradores, que atuam como coautores na construção das narrativas. Entre eles, destaca-se Mário Alencar, responsável pelas ilustrações de Álbum de Família (Sebage) e Minsk, obra de Graciliano Ramos com lançamento previsto pela Imprensa Oficial na Bienal deste ano. Seu trabalho não se resume a conferir identidade visual às publicações, reunindo também emoção e regionalidade.


“A primeira coisa que faço é ler o texto com atenção, para me conectar com a história do livro. Assim, consigo entender melhor que tipo de traço vou utilizar. Na sequência, pesquiso referências que irão me ajudar na criação dos personagens, cenários e cores. O processo é sensível e, ao mesmo tempo, técnico. Inclusive, há uma etapa que eu considero igualmente prazerosa e difícil, que é a escolha da paleta de cores. Geralmente, a paleta final acaba não sendo a que escolhi inicialmente, como se as cores tivessem vontade própria e fossem se mostrando ao longo do processo”, conta Mário.

Ao falar sobre Minsk, o ilustrador destaca os desafios de representar, visualmente, uma obra tão simbólica. “Um dos principais desafios foi entender as várias metáforas por trás da história, especialmente a relação da Luciana com o pássaro. Precisei pensar em como eu poderia ilustrar e abordar os personagens e seus acontecimentos de uma forma mais leve, lúdica e acessível para o público infantil”, recorda o ilustrador.

Com forte ligação com o universo da infância, Mário revela que se inspira em sua própria trajetória como leitor e desenhista. “Desde pequeno, consumo ilustrações infantis em quadrinhos, livros, filmes, jogos... Mas uma referência muito especial para mim é a obra do Charlie Schulz, com o Charlie Brown”, emenda o também diretor de arte da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), destacando que essa ligação com o olhar da criança aparece também em sua abordagem visual. “Tenho bastante cuidado ao compor as cenas, considerando essa perspectiva infantil. É uma fase em que me conecto constantemente com a minha criança interior”, reforça.

Ilustrar Graciliano Ramos, para ele, traz uma simbologia importante. “É muito marcante para mim, como ilustrador, desenhar as imagens de um livro escrito por um escritor do tamanho e importância de Graciliano Ramos, especialmente por ambos sermos alagoanos. É de uma representatividade que não sei como pôr em palavras”, avalia o ilustrador.

Ao reunir textos e ilustrações criativas, a editora proporciona uma experiência completa e sensível, que permite que o leitor, em sua maioria crianças, desfrute da história e deixe a imaginação fluir.

Valorizar quem desenha as histórias é reconhecer que um livro vai muito além das palavras. Dessa forma, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos traz a mensagem de que por trás de cada página ilustrada existem mãos talentosas que ajudam a encantar, ensinar e emocionar leitores. Cada traço se soma, portanto, à experiência da leitura, e é isso que torna cada obra ainda mais especial.

 

Tags