Notícias

Alagoana de 12 anos realiza sonho e conquista vaga no Bolshoi após seis tentativas

Família se mudou de Manaus para Joinville (SC) para realizar o sonho da filha, que agora sonha em dançar nas maiores companhias do mundo

Por Redação 04/08/2025
Alagoana de 12 anos realiza sonho e conquista vaga no Bolshoi após seis tentativas
Alagoana aprovada (Foto: Reprodução)

Perseverança e amor à dança definem a trajetória da pequena bailarina Marina Melo, de 12 anos, aprovada este ano para estudar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC) — filial da prestigiada companhia russa. Filha da empresária alagoana Marcelina Melo, natural de Viçosa, e do militar Roberto Machado, do Rio de Janeiro, Marina conquistou a tão sonhada vaga após seis tentativas.

A dedicação da jovem artista mobilizou toda a família. Para apoiar o sonho da filha, os pais deixaram Manaus (AM) e se mudaram para Joinville, onde a escola está localizada. O pai, inclusive, conseguiu ser transferido profissionalmente para a cidade catarinense.

“Foi muita emoção e agradecimento a Deus, pois víamos o esforço dela, o sonho de ser aluna do Bolshoi. Nunca medimos esforços por isso”, contou Marcelina ao Alagoas Notícia Boa.

O talento de Marina aflorou cedo. Quando tinha apenas dois anos, já demonstrava fascínio por espetáculos de balé que via na televisão. Aos três, foi matriculada na primeira escola de dança, na cidade de Pinheiral (RJ), onde a família morava na época.

Desde então, em cada mudança de cidade — Goiânia, Manaus, Joinville —, os pais sempre encontraram um novo estúdio de dança para que a filha pudesse seguir treinando. “Ela sempre pedia para continuar dançando. Assim fizemos em cada lugar”, lembra a mãe.

A primeira tentativa de ingressar no Bolshoi foi em 2023, quando Marina tinha 10 anos. Passou por três etapas do processo seletivo, que reuniu mais de cinco mil inscritos, mas acabou ficando de fora da lista final. Mesmo abalada, decidiu continuar tentando. E a persistência valeu a pena.

Em 2025, com 12 anos, Marina foi a única menina aprovada entre 232 candidatos. Apenas dois meninos e ela conquistaram a sonhada vaga. “Ela chorou muito nas tentativas anteriores, mas nunca desistiu. Sempre chegou à final”, comemora Marcelina.

Agora oficialmente aluna do Bolshoi, Marina planeja o futuro com entusiasmo. “Eu me senti mais que realizada. Depois de tantas tentativas, estava quase sem esperança. Mas ainda havia um pensamento positivo. Finalmente pude comemorar. Meu desejo é ser bailarina profissional em companhias do exterior”, afirmou.

Com o apoio da família e o talento que vem lapidando desde a infância, Marina promete encantar o mundo — na ponta dos pés.