Notícias

Onde comprar o cartão Jaé? Como recarregar e consultar o saldo do bilhete? Tire dúvidas

Novo sistema de bilhetagem eletrônica é o único aceito em modais municipais no Rio desde o último sábado (2)

Por Agência O Globo - 04/08/2025
Onde comprar o cartão Jaé? Como recarregar e consultar o saldo do bilhete? Tire dúvidas
(Foto: )

A aproximação da transição completa do sistema de bilhetagem do Rio, que ocorrerá no sábado (2 de agosto), quando o substituirá definitivamente o Riocard nos modais municipais da cidade (ônibus, BRT, VLT, vans e "cabritinhos") faz com que alguns passageiros tenham dúvidas sobre o uso dos cartões. Confira a explicação de como adquirir, recarregar e consultar saldo dos bilhetes.

Riocard:

Jaé:

Como solicitar cartão Jaé

Cartão digital: Baixe gratuitamente o app Jaé no celular, sempre buscando manter a versão mais atualizada. O cartão digital pode ser usado para pagar passagens com QR Code.

Cartão físico com entrega em casa: No mesmo app, faça a solicitação do cartão. Nesta modalidade, é cobrada uma taxa de entrega de R$ 7,95 . Para pessoas com mais de 65 anos, é gratuito.

Cartão físico com retirada em loja: Faça a solicitação também pelo app e retire em uma das 15 lojas físicas do cartão. De acordo com a prefeitura, eles estarão disponíveis 72h após a solicitação. Sem taxa.

Cartão avulso (sem CPF vinculado): Disponível nas máquinas de autoatendimento (ATM) nas estações do VLT e do BRT. O valor carregado fica vinculado ao cartão, não ao CPF.

PCDs e doentes crônicos: Cartões serão entregues na Clínica da Família à qual a pessoa é vinculada.

Estudantes: Receberão nas escolas. Tanto na rede municipal quanto nas escolas estaduais.

Idosos: O cadastro deve ser feito através do aplicativo ou em uma das lojas do Jaé .

Caso haja algum problema no cadastro ou na entrega, o usuário deve procurar um posto do Jaé. Confira abaixo os endereços:

Super Postos de Atendimento:

Clube do Servidor – Rua Ulysses Guimarães, s/nº – Cidade Nova. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro – Rua Arquias Cordeiro, 1516. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Campo Grande – Centro Esportivo Miécimo da Silva - Rua Olinda Ellis, 470. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Vila Olímpica de Deodoro – Estrada do Camboatá, s/nº – Deodoro. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Demais Postos de Atendimento:

Botafogo – Rua Dona Mariana, 48 (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Centro 1 (CASS - Sede da Prefeitura) – Rua Ulysses Guimarães, 214 – Cidade Nova (Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h, exceto feriados)

Barra da Tijuca - Terminal BRT Alvorada – Av. das Américas, s/nº – Barra da Tijuca. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Barra da Tijuca - Terminal BRT Jardim Oceânico – Av. Armando Lombardi, 705 – Barra da Tijuca. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Madureira - Terminal BRT Paulo da Portela – Rua Padre Manso, s/nº – Madureira. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h) Atendimento apenas ao público geral a partir de 25 de junho.

Madureira – Shopping São Luiz – Av. Ministro Edgard Romero, 81. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h) Exclusivo para gratuidades desde 25 de junho.

Planetário da Gávea – Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 - Gávea (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, 148, loja H. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Guaratiba - Terminal Pingo D’Água – Estrada da Pedra – Guaratiba. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Taquara 2 – Clube Recreativo Português – Rua Ariapó, 50, loja 107. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Terminal Gentileza – Av. Francisco Bicalho, São Cristóvão – Loja 32. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/nº – Pavuna. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Nave do Conhecimento de Padre Miguel – Rua Bom Sossego, 380. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)

Como recarregar o Jaé

Existem três tipos de cartões Jaé em circulação. O primeiro deles, que não é recarregável, é o das gratuidades (destinada a idosos com mais de 65 anos, pessoas com deficiência, doentes crônicos, além de estudantes), de cor amarela.

Já os outros dois são recarregáveis, mas de formas diferentes.

Jaé no metrô:

Aquele vendido de forma avulsa, de cor verde, é comprado apenas em máquinas de autoatendimento (ATMs) instaladas em estações e terminais do BRT e do VLT, e não requer cadastro. A recarga também deve ser realizada nos ATMs, sem opção de recarga de forma virtual.

O de cor preta — de uso pessoal e que requer um cadastro —, por sua vez, pode ser recarregado de maneira online, através do aplicativo do Jaé (disponível para dispositivos Android e iOS). Uma terceira opção é através dos ATMs, uma novidade recente, ao digitar o número do CPF da conta em que a recarga deve ser feita, de acordo com a empresa.

Medo que embarca nos ônibus da Avenida Brasil:

Como consultar saldo do Jaé

No caso dos cartões verdes, a consulta do saldo só acontece nos ATMs. Já no caso dos cartões pretos, essa informação pode ser conferida através do site do Jaé () ou via aplicativo, logo após informar o login e a senha, ou nos ATMs, ao digitar o número do CPF vinculado ao bilhete.

Onde o Jaé é aceito

Desde o dia 2 de agosto, os passageiros precisam ficar atentos ao embarque nos modais municipais, que passam a aceitar apenas o Jaé (que pode ser usado na versão física, com o cartão, e digital, direto no aplicativo). Confira abaixo como pagar a passagem em cada modal na cidade do Rio de Janeiro:

Transição definitiva

A Prefeitura do Rio iniciou o processo de transição dos passageiros para o novo sistema a partir das gratuidades (idosos, pessoas com deficiência, doentes crônicos e estudantes), em que desde 5 de julho são obrigados a embarcar com Jaé nos modais municipais. A segunda fase teve início no último sábado (2), com a mudança para os demais passageiros.

Mas há uma exceção: passageiros que são beneficiários do Bilhete Único Intermunicipal (BUI) — destinado a pessoas com renda de até R$ 3.205,20 — devem seguir usando o Riocard em deslocamentos que envolvem integração, como, por exemplo, entre um ônibus intermunicipal e outro municipal, dentro de 3 horas.

Transbrasil:

O metrô, por sua vez, passou a aceitar o Jaé no sábado (2), após um acordo envolvendo Estado e município. O novo cartão deve ser usado por passageiros que usam integrações do metrô com meios municipais, como com o BRT (nas estações Vicente de Carvalho e Jardim Oceânico), com ônibus que substituíram o Metrô na Superfície (linhas 309, 538, 539, 548, 583 e 584 nas estações Botafogo e Antero de Quental), as vans para a Rocinha e o Vidigal, além do serviço integração (linhas 133, 209, 603, 608, 611, 614, 616 e 913).

No caso de quem é beneficiário de Tarifa Social ou do BUI, a passagem deve seguir sendo paga com o Riocard no metrô. Por outro lado, barcas e trens seguem sem aceitar o novo bilhete, apesar de haver tratativas em andamento para que isso ocorra no futuro.

Já para quem fizer viagens em modais estaduais e municipais, mas não usar integrações, será preciso ter os dois bilhetes - Riocard e Jaé - no bolso.