Notícias
Morre ex-jogador alemão Frank Mill, campeão da Copa do Mundo em 1990
Aos 67 anos, o ex-atacante não resistiu a um infarto

O ex-jogador de futebol alemão Frank Mill, campeão pela seleção da Copa do Mundo de 1990, morreu na madrugada de segunda-feira como consequência de um infarto aos 67 anos, anuncia o clube alemão Rot-Weiss Essen, nesta terça-feira.
Formado no Eintracht Essen e Rot-Weiss Essen (dos clubes de sua cidade natal), jogou como profissional no Borussia Mönchengladbach, Borussia Dortmund e Fortuna Düsseldorf, além de ser 17 vezes internacional com a Mannschaft.
Mill disputou 17 partidas pela seleção alemã. Os destaques de sua carreira como jogador da seleção incluem a Copa do Mundo de 1990 (embora não tenha entrado em campo durante o torneio)e a Eurocopa de 1988, na Alemanha, onde disputou duas partidas e chegou às semifinais. Entre os momentos mais significativos de sua carreira estão suas 20 partidas pela seleção olímpica alemã.
Mill participou dos Jogos Olímpicos de 1984 e 1988 e detém o recorde da DFB com nove participações em Jogos Olímpicos. Medalhista de bronze nos Jogos de Seúl em 1988, também conquistou a copa alemã em 1989 com o Dortmund.
Frank Mill também teve grande sucesso com seus clubes. Jogou pelo Borussia Mönchengladbach por cinco anos, marcando 71 gols em 153 partidas. Participou regularmente de competições europeias com a equipe. Um destaque foi o jogo de ida das oitavas de final da Copa da UEFA de 1985/1986 contra o Real Madrid, onde Mill marcou o gol de 1 a 0 em uma histórica vitória em casa por 5 a 1.
Seu maior sucesso em clubes veio após sua transferência para o Borussia Dortmund, onde jogou de 1986 a 1994, marcando 47 gols em 187 partidas. O destaque desse período foi a conquista da Copa da Alemanha de 1989, onde Mill marcou o gol de abertura da final por 2 a 1 contra o Werder Bremen, desempenhando assim um papel fundamental na vitória por 4 a 1.
Homenagens
A Federação Alemã de Futebol (DFB) lamentou a perda do jogador por meio do presidente Bernd Neuendorf.
"Estamos profundamente tristes e consternados com a morte prematura do nosso campeão mundial, Frank Mill. O fato de ele nunca ter se considerado um campeão mundial foi uma expressão de sua modéstia e simplicidade. Esses traços de caráter, juntamente com toda a sua habilidade futebolística, sua simpatia e cordialidade, o tornaram valorizado e altamente respeitado em todos os lugares. Frank Mill deixou sua marca não apenas na seleção alemã, mas especialmente na seleção olímpica alemã, com a qual conquistou a medalha de bronze em 1988. Nossos pensamentos estão com sua família e amigos."
O CEO do Borussia Dortmund, Hans-Joachim Watzke também lamentou a "perda de um grande jogador das décadas de 1980 e 1990", disse. E continuou: "Nossos pensamentos estão com a família e entes queridos de Frank Mills".
"Fränkie era um sujeito esperto em campo e um conversador maravilhoso fora dele. Quando chegou ao nosso time em 1986, as coisas estavam melhorando. Ele teve um papel fundamental na conquista da Copa da Alemanha em 1989, no vice-campeonato da Bundesliga em 1992 e na chegada à final da Copa da UEFA em 1993."
Companheiro de mundial
O ex-jogador Rudi Völler, que venceu a Copa do Mundo ao lado de Frank Mill na Itália em 1990, e atual diretor esportivo da DFB também disse estar chocado com a morte do ex-companheiro de seleção.
"A notícia da morte de Frank Mill me chocou. Assim como Franz Beckenbauer e Andy Brehme, sentiremos para sempre a falta de outro campeão da Copa do Mundo de 1990. Frank Mill era um verdadeiro jogador de equipe que, com seu bom humor e espírito de equipe, contribuiu para o maravilhoso espírito de equipe e para aquela ótima temporada na Itália. Ele era um ótimo jogador de futebol e um travesso no melhor sentido da palavra, tanto dentro quanto fora de campo. Sentiremos sua falta."