Notícias

Senado vai recorrer contra medidas cautelares impostas a Marcos do Val, mas parlamentar deve ter mandato suspenso

Capixaba foi ao Congresso, nesta quarta-feira, usando tornozeleira eletrônica, acessório de monitoramento que passou a usar por decisão do ministro do STF

Por Agência O Globo - 06/08/2025
Senado vai recorrer contra medidas cautelares impostas a Marcos do Val, mas parlamentar deve ter mandato suspenso
(Foto: )

Em reunião de líderes nesta quarta-feira, o Senado decidiu recorrer contra as medidas cautelares determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes contra o senador Marcos Do Val (Podemos-ES). Por outro lado, a Mesa Diretora da Casa deverá suspender o mandato do político capixaba, como antecipou a colunista do GLOBO Malu Gaspar.

Do Val foi ao Senado, nesta quarta-feira, usando tornozeleira eletrônica, acessório de monitoramento que passou a usar por decisão do ministro do STF.

Além de restringir a circulação do senador, a decisão de Moraes determinou o bloqueio de todas as contas bancárias, "inclusive para recebimentos de salários e de quaisquer tipos de transferências". O senador voltou dos EUA nesta semana.

— O mandato (Do Val) é inviolável. Medidas cautelares têm que ser referendadas pelo plenário. Optou o presidente por pedir a revisão disso — disse o senador Cid Gomes, após a reunião de líderes. — A rigor, o procurador do Senado, Alessandro Vieira, pedirá a mesa que analise o afastamento por seis meses.

Do Val é investigado no Supremo por integrar um grupo que promovia uma campanha de intimidação contra policiais federais que atuam na investigação sobre a trama golpista. Em agosto de 2024, Moraes ordenou o confisco dos passaportes do senador e o bloqueio de R$ 50 milhões das contas dele. Na época, a PF chegou a cumprir mandados de buscas em endereços do senador. O passaporte diplomático estaria guardado no gabinete do parlamentar, em Brasília, que não foi vasculhado pela PF.