Notícias
TRE/AL reconta votos e quatro novos vereadores assumem em Japaratinga
Justiça Eleitoral apresentou a retotalização nesta terça-feira com a votação em definitivo para Câmara Municipal. O mandato do prefeito José Severino foi confirmado

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) apresentou, nesta terça-feira (12/08), a retotalização de votos para o cargo de vereador da cidade de Japaratinga, no Litoral Norte do Estado. De acordo com a Justiça Eleitoral, após a retotalização, quatro vereadores, eleitos pelo MDB, tiveram os diplomas anulados, por conta de fraude à cota de gênero no pleito do ano passado. Perderam os mandatos Severino Luiz dos Santos Neto – 'Irmão Silvinho', Rayabe Tavares, Meykson Thiago Trindade Santos – 'Mequinho da Cícera', e Josélia Belo Buarque – 'Coca da Saúde'.
O relatório da retotalização foi validado pelo juiz eleitoral substituto da 14ª Zona, Edmilson Machado de Almeida Neto. Com isso, a partir dessa quarta-feira (13/08), os quatro novos que assumem os mandatos.
Os novos vereadores são Roosevelt Kenned Franco Rodrigues – ‘Ferrugem do Bertinho’ (Republicanos), Everaldo Solano de Vasconcelos Neto – ‘Neto do Aderson’ (Republicanos), Fábio Benedito da Silva – ‘Fábio Cassaco’ (PSB), e Heberthyson José Peres dos Santos – ‘Betinho Peres’ (PSB).
A votação do MDB foi anulada devido a Ação de Investigação Judicial Eleitoral, ajuizada por Poliano de Moura Pinheiro (PSDB), candidato derrotado a vereador do município, nas eleições de 2024.
Na ação judicial, Poliano Pinheiro – Pôly, argumentou que a candidata Carla Cristina Lins de Oliveira (MDB) não teria realizado atos de campanha, limitando-se a uma postagem nas redes sociais às vésperas da eleição. Este fato, aliado à votação inexpressiva da candidata, que obteve apenas três votos, e aos poucos gastos declarados, evidenciaria o intuito de apenas preencher formalmente a cota mínima de candidaturas femininas prevista na legislação eleitoral, ensejando fraude à cota de gênero em razão da suposta candidatura fictícia.
Com a decisão, foram anulados, por unanimidade, todos os 3.067 votos do MDB para o cargo de vereador de Japaratinga. Por isso, quatro vereadores eleitos pelo partido foram substituídos e a candidatura de Carla Lins (suplente) declarada inelegível, pelo mesmo motivo.
NOVA COMPOSIÇÃO
Com a retotalização, a nova composição da Câmara de Japaratinga ficou assim: Milena do Marcelo (Republicanos), Dani Pacheco (PSB), Irmão Jady (Republicanos), Breno Mendonça (PSB), Roberto do Sindicato (PSDB), Roosevelt Kenned Franco Rodrigues ‘Ferrugem do Bertinho’ (Republicanos), Everaldo Solano de Vasconcelos Neto ‘Neto do Aderson’ (Republicanos), Fábio Benedito da Silva ‘Fábio Cassaco’ (PSB) e Heberthyson José Peres dos Santos ‘Betinho Peres’.
Apesar da cassação dos mandatos dos vereadores do MDB, o prefeito eleito pelo partido, José Severino da Silva, foi mantido. Ele derrotou a candidata Maria Helena Calaça (PSB) e foi eleito com quase 5 mil votos, ou seja 64,14% dos votos válidos. O mandato do seu vice, Jailton dos Santos, também foi confirmado.