Notícias

Moraes vai definir andamento de ação da trama golpista envolvendo Bolsonaro e deve pedir a Zanin inclusão na pauta do STF

Tendência é que julgamento ocorra em setembro na Primeira Turma

Por Agência O Globo - 14/08/2025
Moraes vai definir andamento de ação da trama golpista envolvendo Bolsonaro e deve pedir a Zanin inclusão na pauta do STF
Moraes (Foto: Marcelo Camargo)

Com a entrega nesta quarta-feira das alegações finais ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelas defesas dos réus na ação da trama golpista, caberá ao ministro Alexandre de Moraes a definição dos próximos passos e do ritmo que será empregado ao andamento da ação penal.

Tendo em mãos os argumentos apresentados pelas defesas, o ministro, que é relator da ação penal, poderá pedir ao presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, pauta para que o julgamento seja marcado. A definição da data será feita por Zanin, que detém a prerrogativa.

Após ler os argumentos, Moraes também poderá pedir diligências complementares para esclarecer pontos levantados pelas defesas. Essa hipótese, porém, é considerada mais remota.

A expectativa no STF é que o julgamento da trama golpista ocorra durante o mês de setembro, e de acordo com relatos feitos ao GLOBO, Zanin já separou todas as sessões de setembro da Primeira turma para que a análise ocorra. Não se descarta que mais sessões, dos que as habituais reuniões às terças-feiras, sejam convocadas.

Ministros do STF e integrantes da Procuradoria-Geral da República (PGR) consultados reservadamente pelo GLOBO avaliam que o agravamento da crise após as determinações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o ministro Alexandre de Moraes não terá interferência no julgamento. Há a possibilidade de o tema ser pincelado nos votos, destacando a defesa da soberania. A atuação de Bolsonaro e do filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP) junto aos EUA para pressionar o Judiciário está sendo investigada em outro caso em andamento na Corte.

A meta na Corte é que até o final do ano seja concluída pelo menos a maior parte das análises envolvendo os cinco núcleos que englobam os 33 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Isso porque, além do chamado "núcleo crucial" da trama golpista estar praticamente na fase final de instrução, os demais núcleos também avançaram e estão prestes a entrar em alegações finais.

O ministro Cristiano Zanin é o atual presidente da Primeira Turma, a quem compete pautar os julgamentos e definir o calendário de análises do colegiado. Compõem a Turma, além dele e Moraes, os ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino, que assume a presidência em outubro.

Tags