Notícias

Caçadores de locações mostram nas redes sociais os cenários do Rio exibidos na televisão e no cinema

Confira as paisagens cariocas que saltam às telinhas e teste seus conhecimentos de novelas e filmes em quiz do GLOBO

Por Agência O Globo - 17/08/2025
Caçadores de locações mostram nas redes sociais os cenários do Rio exibidos na televisão e no cinema
(Foto: )

Você sabe onde fica o bar frequentado por Nazaré Tedesco (Renata Sorrah) na novela “Senhora do destino”? Ou a confeitaria em que a família Rubens Paiva lanchou durante uma cena do vencedor do Oscar “Ainda estou aqui”? E o set daquele clipe da Anitta? Leandro Perez, de 30 anos, e Diogo Mattos, 44, sabem e compartilham suas descobertas em uma conta no Instagram que já ultrapassou os cem mil seguidores. Caçadores de locações, eles fazem um trabalho de detetive que pode durar dias, ou semanas, e em seguida abastecem a página “Sabe aquela cena”. Mais de 200 obras audiovisuais, exibidas no cinema e na TV, já entraram no mapa da dupla, registradas em fotos e vídeos.

Durante meio século:

Busca por novo lugar:

Leandro e Diogo formam um casal unido pelo amor às artes e às viagens. Neste misto de hobby e projeto de pesquisa, apostam no chamado turismo cinematográfico, voltado para destinos que viram cenários nas telas. A tendência, claro, tem até nome em inglês: set-jetting. Eles moram em São Paulo, mas, como o Rio concentra um grande número de estúdios e produtoras — além de paisagens fotogênicas e famosas —, a cidade acaba dominando as publicações.

De acordo com dados da Riofilme, órgão da prefeitura criado para apoiar a produção e a distribuição de cinema na cidade, de janeiro até agora já foram filmados por aqui 69 projetos, entre novelas, longas-metragens, séries e clipes, que somam mais de 2.600 diárias de externas.

Memória afetiva

A dupla é movida por lembranças que conectam memórias. Em sua busca, a época importa menos do que a presença marcante no imaginário popular. Não por acaso, as postagens com mais visualizações, e aquelas que despertam manifestações mais apaixonadas, são as de novelas antigas como “A viagem” (o remake de 1994) e “A gata comeu” (de 1995), ambas de Ivani Ribeiro e ambientadas na Urca, bairro da Zona Sul.

— Nossas postagens mexem com a memória afetiva das pessoas. Mas eu acho que, além de conectá-las com a história e com o lugar (onde foi feita a filmagem), há um potencial turístico. Muita gente diz que gostaria de conhecer esses lugares — conta Leandro.

Entre as postagens de produções mais recentes aparecem “Garota do momento”, exibida até o fim de junho, e o remake de “Vale tudo”, ambas da Globo. Desta última, ainda no ar, uma descoberta da dupla foi a localização da charmosa casa que serve de fachada para o endereço fictício dos amigos Solange Duprat (Alice Wegmann) e Sardinha (Lucas Leto), numa rua arborizada e de paralelepípedos no Jardim Botânico.

Leandro conta que fazia pesquisa das locações do filme “Minha vida em Marte” e da série “Amor da minha vida” quando se deparou pela primeira vez com a Rua Caminhoá, onde fica o imóvel. Ao iniciar a busca pelos cenários externos de “Vale Tudo”, os dois notaram que se tratava do mesmo local.

— Na hora ficamos muito felizes de ter encontrado a casa da chérie (apelido da personagem de Alice Wegmann que caiu na boca do povo) — diz.

Em “Garota do momento”, o desafio foi menos complexo. Como a história se passava no Rio dos anos 50, as cenas externas privilegiavam lugares com características do período, quase todos no Centro, como as ruas Teófilo Otoni e Miguel Couto — onde foi gravado o primeiro encontro entre o casal de protagonistas Beatriz (Duda Santos) e Beto (Pedro Novaes), no desfile de um bloco carnavalesco.

A novela também tem cenas ambientadas na Confeitaria Colombo e na Santa Casa de Misericórdia, na mesma região, além do edifício Bristol, este em Laranjeiras, na Zona Sul. A construção do prédio é de 1950 e o projeto é assinado pelo arquiteto Lucio Costa.

O gosto por conhecer novos lugares fez Leandro ter a ideia de criar a página, em 2019. Ao buscar alguns vlogs (blogs em vídeo) de viagem, ele só encontrava opções estrangeiras. Não havia nada enfocando as produções nacionais. A inspiração brotou com o filme “Me chame pelo seu nome” (2017), que passeia por belas paisagens do norte da Itália e desencadeou no exterior uma onda de publicações como as que eles passaram a fazer.

O trabalho da dupla começa com a busca pela imagem de uma cena específica de gravação externa, que pode ser novela, filme, série ou clipe. Eles dão print em um frame e partem para a pesquisa da locação. Essa é a parte mais difícil, porque muitas vezes no vídeo ou na tela só é mostrado um detalhe do lugar, como um pedaço do portão ou da fachada. A ajuda pode vir de ferramentas do Google como o Street view, que disponibiliza vistas panorâmicas. Em algumas situações, eles recorreram às próprias produções.

No caso do bar frequentado por Nazaré Tedesco, o processo foi outro: com a ajuda de uma internauta, eles descobriram que o estabelecimento ficava no Bairro Peixoto, em Copacabana, assim como a casa que servia de fachada real para a residência da personagem na novela. Eles procuraram uma imagem com Nazaré (Renata Sorrah) no lugar, o que os obrigou a rever vários dos 221 capítulos no streaming. O trabalho foi mais fácil em outras pesquisas, como a localização do cenário do clipe de Anitta para “Girl from Rio”, o conhecido Piscinão de Ramos, assim como o de “Lua de cristal”, estrelado por Xuxa, na Praça Mauá.

Encontrado o ponto certo, fotos ou vídeos são feitos, com a imagem da cena encaixada no quadro. Depois os dois compartilham o achado na rede social, com um pequeno texto sobre a cena, ficha técnica com nome de atores e diretores, e o mais importante: o endereço da locação.

Incentivo ao turismo

Pesquisas apontam que filmes e seriados podem influenciar a escolha de roteiros turísticos. No Reino Unido, por exemplo, há passeios temáticos por lugares que serviram de cenário para a franquia “Harry Potter” e a série “Game of thrones”. No Rio, Fabíula González López, dona da Confeitaria Manon, no Centro, ainda colhe os louros da vitória no Oscar do filme de Walter Salles, estrelado por Fernanda Torres.

— Quase todo dia vem gente aqui que quer sentar na mesa em que ficaram os personagens — contou a empresária, que criou um espaço “instagramável”, além de um drinque temático inspirado em “Ainda estou aqui”, com café gelado, pistache, chantilly e um toque dourado, em homenagem ao Oscar (R$ 29,90).

A secretária municipal de Cultura, Daniela Maia, reconhece o potencial do Rio e disse que vem desenvolvendo com a Riofilme um roteiro nessa área:

— É uma demanda desejada pelos turistas, de conhecer o local, a praia, o restaurante onde foi filmada uma obra marcante.