Notícias

Embaixador do Brasil na França destaca protagonismo de Alagoas em Paris

Estado reforça laços culturais e econômicos em evento na Embaixada do Brasil em Paris

Por Narciso Barone 03/09/2025
Embaixador do Brasil na França destaca protagonismo de Alagoas em Paris
Embaixador do Brasil na França destaca protagonismo de Alagoas em Paris (Foto: Ascom Serfi)

O embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares, destacou nesta quarta-feira (3) a relevância da presença de Alagoas em Paris, durante a abertura da exposição “Héritage Culturel et Savoir-Faire”, realizada na sede da Embaixada. O evento acontece em um momento simbólico: a celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França.

Diplomacia cultural e econômica

Em seu discurso, o embaixador ressaltou a importância da iniciativa do Governo de Alagoas em aproximar o Estado da França por meio de ações culturais e comerciais.

“A Embaixada ajuda e poderá fazer mais para aprofundar esses laços entre Alagoas e a França, por meio dos nossos diferentes setores, que trabalham com a área cultural, comercial e de investimentos”, afirmou Neiva, colocando-se à disposição para novas parcerias.

O embaixador também ofereceu um coquetel para os participantes, marcando o momento de confraternização e reforçando o tom de aproximação entre os dois países.

Veja as últimas notícias

Ministério Público de Alagoas consegue na Justiça suspensão de obra milionária de pavimentação em Delmiro Gouveia

Operação da Vigilância Sanitária recolhe entulhos em residência no Benedito Bentes

Caso João Victor: corpo é identificado pela Polícia Cientifica

Reconhecimento à cultura alagoana

Durante o encontro, o secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, entregou à Embaixada a obra “Jaqueira com meninos soltando pipa”, da artesã Mestra Sil, de Capela, integrante do programa Alagoas Feita à Mão. Neiva agradeceu o gesto e destacou que a peça passa a integrar o patrimônio cultural da Embaixada.

Além disso, o Governo de Alagoas presenteou a instituição com uma escultura em barro do “Chapéu de Guerreiro”, produzida pela artesã Irailda, também de Capela.

Orgulho e continuidade do projeto

A secretária de Planejamento e Gestão, Paula Dantas, reforçou que a participação de Alagoas em Paris é resultado de um trabalho contínuo:

“Esse é um projeto de continuação de anos anteriores. Mais uma vez, somos o único Estado a realizar essa ativação internacional. É um orgulho e uma alegria vivenciar este momento histórico”, destacou.

Já o secretário Júlio Cezar lembrou que a relação com a França tem raízes culturais profundas e ressaltou a importância do apoio do Itamaraty:

“São laços culturais, raízes fundas e temos um apoio fundamental de todo o Itamaraty, que acolhe o desejo de Alagoas de dialogar com o mundo. Essa porta aberta nos fortalece para novas parcerias e para projetar Alagoas no cenário internacional”, disse.

Significado estratégico para Alagoas

A presença em Paris fortalece a internacionalização da cultura e da economia alagoana, ampliando oportunidades para artesãos, empresas e iniciativas culturais do Estado. Ao mesmo tempo, consolida o papel de Alagoas como pioneiro na promoção de relações exteriores no âmbito estadual, em um ano marcante para a diplomacia entre Brasil e França.

Fonte: alagoas.al.gov

Siga-nos no

Google News
Tags