Notícias
Embaixador do Brasil na França destaca protagonismo de Alagoas em Paris
Estado reforça laços culturais e econômicos em evento na Embaixada do Brasil em Paris

O embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares, destacou nesta quarta-feira (3) a relevância da presença de Alagoas em Paris, durante a abertura da exposição “Héritage Culturel et Savoir-Faire”, realizada na sede da Embaixada. O evento acontece em um momento simbólico: a celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França.
Diplomacia cultural e econômica
Em seu discurso, o embaixador ressaltou a importância da iniciativa do Governo de Alagoas em aproximar o Estado da França por meio de ações culturais e comerciais.
“A Embaixada ajuda e poderá fazer mais para aprofundar esses laços entre Alagoas e a França, por meio dos nossos diferentes setores, que trabalham com a área cultural, comercial e de investimentos”, afirmou Neiva, colocando-se à disposição para novas parcerias.
O embaixador também ofereceu um coquetel para os participantes, marcando o momento de confraternização e reforçando o tom de aproximação entre os dois países.
Veja as últimas notícias
Operação da Vigilância Sanitária recolhe entulhos em residência no Benedito Bentes
Caso João Victor: corpo é identificado pela Polícia Cientifica
Reconhecimento à cultura alagoana
Durante o encontro, o secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, entregou à Embaixada a obra “Jaqueira com meninos soltando pipa”, da artesã Mestra Sil, de Capela, integrante do programa Alagoas Feita à Mão. Neiva agradeceu o gesto e destacou que a peça passa a integrar o patrimônio cultural da Embaixada.
Além disso, o Governo de Alagoas presenteou a instituição com uma escultura em barro do “Chapéu de Guerreiro”, produzida pela artesã Irailda, também de Capela.
Orgulho e continuidade do projeto
A secretária de Planejamento e Gestão, Paula Dantas, reforçou que a participação de Alagoas em Paris é resultado de um trabalho contínuo:
“Esse é um projeto de continuação de anos anteriores. Mais uma vez, somos o único Estado a realizar essa ativação internacional. É um orgulho e uma alegria vivenciar este momento histórico”, destacou.
Já o secretário Júlio Cezar lembrou que a relação com a França tem raízes culturais profundas e ressaltou a importância do apoio do Itamaraty:
“São laços culturais, raízes fundas e temos um apoio fundamental de todo o Itamaraty, que acolhe o desejo de Alagoas de dialogar com o mundo. Essa porta aberta nos fortalece para novas parcerias e para projetar Alagoas no cenário internacional”, disse.
Significado estratégico para Alagoas
A presença em Paris fortalece a internacionalização da cultura e da economia alagoana, ampliando oportunidades para artesãos, empresas e iniciativas culturais do Estado. Ao mesmo tempo, consolida o papel de Alagoas como pioneiro na promoção de relações exteriores no âmbito estadual, em um ano marcante para a diplomacia entre Brasil e França.
Fonte: alagoas.al.gov