Atos contra PEC da Blindagem são realizados nas 27 capitais do Brasil

Partidos e movimentos de esquerda realizam neste domingo (21) protestos contra o PL da Anistia e à PEC da Blindagem. São 44 manifestações confirmadas nos 26 estados e no Distrito Federal. Em Maceió, o encontro acontece na Praça 7 Coqueiros, no bairro Ponta Verde, a partir das 9h.
A mobilização ganhou força após a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 3 de 2021, conhecida como “PEC da Blindagem”, na Câmara dos Deputados. A campanha contra o texto foi articulada pela Frente Povo Sem Medo, grupo nacional de movimentos de esquerda.
Na última terça-feira (16), a Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 3 de 2021, chamada “PEC da Blindagem”. A medida permite que deputados e senadores só sejam presos em flagrante por crimes inafiançáveis previstos na Constituição, como racismo e terrorismo.
Mesmo em flagrante, a manutenção da prisão ou da investigação depende de decisão da Casa em até 24h. O texto também amplia o foro privilegiado no STF (Supremo Tribunal Federal) para presidentes nacionais de partidos com representação no Congresso. O projeto ainda precisa de aprovação no Senado para entrar em vigor.
Na quarta (17), a Câmara aprovou a urgência do PL (Projeto de Lei) da Anistia, que busca perdoar crimes de condenados por tentativa de golpe e pela invasão dos prédios dos Três Poderes em 8 de janeiro. Com a urgência, o projeto pode ir direto ao plenário, sem passar por comissões.