Notícias

Sesau orienta população sobre combate à proliferação de escorpiões em residências

Por Agência Alagoas 30/09/2025
Sesau orienta população sobre combate à proliferação de escorpiões em residências
Entre os acidentes com animais peçonhentos em 2024, as ocorrências envolvendo escorpiões foram as mais frequentes (Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau)

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) orienta para a importância de adotar medidas de prevenção no dia a dia para reduzir os riscos de proliferação dos escorpiões dentro das residências. Dados do Ministério da Saúde indicam que o estado registrou 10.296 casos de picadas de escorpiões entre janeiro e agosto deste ano, superando os 9.171 registrados no mesmo período de 2024. No total, em todo o ano passado, foram notificadas 13.292 ocorrências. 

De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Controle de Zoonoses, Clarício Bugarim, pequenas ações podem evitar a presença desses animais peçonhentos.  

“A população pode ajudar bastante na prevenção contra a presença de escorpiões dentro de casa, por meio de atitudes simples no dia a dia. É importante manter a casa e o quintal sempre limpos, sem entulho, restos de madeira, lixo acumulado ou qualquer tipo de material que possa servir de abrigo para esses animais”, orienta. 

LEIA TAMBÉM: Estudo com dados de 101 países aponta danos do álcool à saúde mental

Segundo ele, a vedação de frestas e ralos é uma das principais medidas de proteção. “É fundamental vedar ralos, frestas, buracos em paredes e até mesmo colocar telas nos ralos, porque muitos escorpiões entram pelas tubulações. Outra dica importante é evitar deixar camas e móveis encostados nas paredes e roupas de cama arrastando no chão, já que eles costumam se esconder nesses locais mais escuros e úmidos”, ressalta. 

Além do cuidado dentro das casas, a atenção também deve ser voltada para o ambiente ao redor. “O cuidado com o ambiente em volta da casa também é responsabilidade de todos. Limpar terrenos baldios e não jogar lixo em áreas públicas são atitudes que fazem toda a diferença”, afirma Clarício Bugarim.

 

Atendimento 

A Sesau reforça que essas medidas simples podem reduzir significativamente o risco de acidentes. Mas, em caso de acidentes com escorpião, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente, principalmente quando se trata de crianças e idosos. 

“Essas medidas ajudam muito a proteger a saúde da população. E, se alguém for picado por um escorpião, é muito importante procurar atendimento médico o mais rápido possível”, completa o coordenador.