Comercialização de alimentos saudáveis fortalece cadeia produtiva local no Circuito de Feiras da Agricultura Familiar

A
agricultura familiar é um dos pilares da produção de alimentos no Brasil,
sobretudo em Alagoas, compreendendo quase 70% de estabelecimentos agropecuários
em todo o território nacional, segundo o último Anuário Estatístico da
Agricultura Familiar, publicado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na
Agricultura (Contag). O
indicativo reforça o compromisso do Governo de Alagoas com o fortalecimento da
produção local, por meio de programas de inclusão produtiva e assistência
técnica oferecidos aos agricultores, como forma de impulsionar o
desenvolvimento social e econômico dos municípios.
Assim têm sido as ações do Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária, desenvolvido pelas secretarias de Estado da Agricultura (Seagri) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), em parceria com a Unicafes/AL e apoio das prefeituras municipais. O projeto, que já percorreu as sete regiões do estado, promove o encontro entre agricultores familiares e a população, visando dar maior visibilidade ao trabalho no campo e fortalecer laços comunitários.
O Circuito de Feiras já demonstrou um alcance expressivo, chegando a sete regiões de Alagoas, e se consolida como um modelo eficaz de distribuição de alimentos e produção local para geração de renda. Mais de 90 empreendimentos individuais e associações já tiveram a oportunidade de expor produtos vindos diretamente do campo para a mesa dos alagoanos.
A preocupação com a qualidade e a saúde é prioridade para quem cultiva e colhe o alimento. Para Afonso Marinho, agricultor do acampamento Maria Leonora, em Delmiro Gouveia, a produção de alimentos saudáveis é uma questão de saúde pública. “Oferecer alimento saudável, em quantidade e qualidade, é fundamental para que todos tenham segurança alimentar", disse.
As feiras também são uma vitrine, onde os agricultores têm a oportunidade de expor seus produtos, comercializar sem atravessadores e usar o retorno para reinvestir na produção. “Eu sou produtor, colho e levo direto para vender ao consumidor final", explica Afonso Marinho, destacando a relevância da venda direta.
Segundo
a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, a meta, é
expandir a venda direta dos produtos alagoanos, sejam eles in natura, agroindustrializados ou artesanatos, para setores como hotelaria,
bares e restaurantes, ampliando o acesso a tudo que é produzido em Alagoas, “O
Circuito de Feiras tem um papel agregador; é um espaço de reconhecimento do
trabalho dos agricultores familiares e uma forma de criar possibilidades para a
abertura de novos negócios, com a venda da produção", explica.
As feiras do Circuito representam um espaço de reconhecimento e valorização do trabalho dos agricultores familiares e empreendimentos individuais. A iniciativa também promove a segurança alimentar, por meio das ações do programa Alagoas Sem Fome.
O sucesso da iniciativa mostra que a estratégia de levar às feiras para perto do consumidor, sem intermediários, é um caminho promissor para democratizar o acesso a produtos frescos e saudáveis. O agricultor Afonso Marinho compartilha o orgulho do resultado do seu trabalho.
“Nosso
objetivo é que o alimento chegue ao consumidor com um preço justo e de
qualidade”, afirma. A iniciativa beneficia tanto a população, que usufrui da
programação da feira, quanto os produtores, que têm um canal direto para
comercializar as mercadorias e gerar renda.
A capilaridade do Circuito de Feiras é exemplo de como a produção da agricultura familiar é direcionada para atingir múltiplos objetivos, que vão desde a geração de renda até à valorização do trabalho do campo.
Além disso, a integração dos serviços estaduais do Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iteral), Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) garante suporte técnico ao produtor em todas as etapas, desde a regularização da terra até a comercialização do que é produzido.