Notícias

Homem é preso por morte de criança após investigação indicar homicídio e abusos sexuais

Caso inicialmente tratado como afogamento revelou série de crimes cometidos por jovem de 21 anos em Santana do Ipanema

Por Assessoria com Redação 17/10/2025
Homem é preso por morte de criança após investigação indicar homicídio e abusos sexuais
Suspeito foi localizado no município de Jacaré dos Homens (Foto: Ascom PCAL)

A Polícia Civil de Alagoas prendeu, na manhã desta quinta-feira (16), um homem de 21 anos acusado de homicídio qualificado e estupro de vulnerável. A prisão foi realizada pela Delegacia Regional de Santana do Ipanema e coordenada pela delegada Daniella Andrade.

As investigações apontaram que a morte do menino José Micael Clementino Martins, de 11 anos, registrada no dia 12 de setembro como um possível afogamento no Rio Ipanema, no Sítio Poço Grande, foi, na verdade, um homicídio.

Segundo a delegada, a apuração revelou que o suspeito cometia abusos sexuais contra três crianças, incluindo a vítima fatal. “O fato foi inicialmente tratado como afogamento. Contudo, durante as diligências, a equipe descobriu que o suspeito abusava sexualmente de menores e que a morte do menino foi resultado de um homicídio”, explicou Daniella Andrade.

De acordo com a investigação, o homem costumava atrair as vítimas para sua casa, onde criava dinâmicas sexuais disfarçadas de brincadeiras. Ele também apresentava objetos de cunho sexual e promovia a chamada “brincadeira da estátua”, aproveitando-se do momento para tocar as crianças.

No dia da morte, o suspeito teria mandado os meninos dizerem aos pais que iriam para a escola, mas combinou de encontrá-los no rio. Durante o banho, José Micael começou a se afogar enquanto estava nos ombros do autor. Mesmo sabendo nadar, o suspeito não prestou socorro e fugiu do local.

Os outros dois meninos tentaram resgatar o amigo, mas não conseguiram. As roupas da vítima, que apresentavam secreção de fezes e sangue, foram enviadas para perícia a fim de identificar material biológico.

Após o crime, o homem fugiu de Santana do Ipanema. Com a conclusão das investigações, a polícia solicitou a prisão preventiva, que foi cumprida nesta quinta-feira na cidade de Jacaré dos Homens.

O suspeito foi encaminhado ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Santana do Ipanema, onde permanece à disposição da Justiça e aguardará audiência de custódia.