Notícias

Professora da Semed apresenta pesquisa sobre uso de vídeos autorais em evento nacional

Trabalho desenvolvido na Escola Municipal Professora Natalina Costa Cavalcante destaca o protagonismo estudantil e o uso das tecnologias digitais como dispositivos de aprendizagem

Por Prefeitura de Maceió 17/10/2025
Professora da Semed apresenta pesquisa sobre uso de vídeos autorais em evento nacional
Trabalho foi desenvolvido com 25 estudantes do 5º ano da unidade escolar e teve como objetivo investigar como a produção de vídeos autorais pode contribuir para a aprendizagem. (Foto: Ascom Semed)

A rede municipal de educação de Maceió marcou presença no XXIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia, por meio da professora, pesquisadora e vice-gestora Márcia Portela.

A vice-diretora da Escola Municipal Professora Natalina Costa apresentou a tese intitulada “Contribuições da produção de vídeos autorais para a aprendizagem de grandezas e medidas no 5º ano do ensino fundamental”, sob orientação do professor Dr. Carloney Alves de Oliveira (Cedu/Ufal).

O trabalho, apresentado no dia 16 deste mês, foi desenvolvido com 25 estudantes do 5º ano da unidade escolar e teve como objetivo investigar como a produção de vídeos autorais pode contribuir para a aprendizagem dos conteúdos de Grandezas e Medidas, utilizando as tecnologias digitais como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem da Matemática.

“A proposta proporcionou maior engajamento e protagonismo dos estudantes, que participaram ativamente da elaboração dos roteiros, gravações e explicações dos conceitos matemáticos, relacionando o conteúdo às vivências cotidianas. Essa abordagem favoreceu a compreensão de conceitos abstratos, além de estimular o trabalho em equipe, a comunicação e o uso criativo das tecnologias digitais”, explicou Márcia.

Além disso, o trabalho dialogou diretamente com as avaliações externas, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), ao reforçar a importância de desenvolver competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A utilização dos vídeos autorais contribuiu para o aperfeiçoamento das aprendizagens essenciais avaliadas nas provas, fortalecendo o desempenho dos estudantes em contextos avaliativos e na resolução de problemas do cotidiano.

“Foram resultados que evidenciaram relevantes contribuições para a escola e para o ensino de Matemática, estimulando a incorporação de práticas inovadoras que ampliam o uso pedagógico das mídias digitais e fortalecendo o vínculo entre teoria e prática docente. Para nós, o estudo demonstrou que a produção de vídeos autorais é uma estratégia eficaz para tornar o aprendizado mais significativo e contextualizado, aproximando o estudante do conhecimento científico”, finalizou Márcia Portela.

Tags