Anvisa suspende medicamentos manipulados e implantes hormonais da Elmeco Serviços Farmacêuticos
Fiscalização encontrou manipulação irregular e falta de eficácia em hormônios produzidos pela empresa
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou, nesta quinta-feira (23), a suspensão imediata da fabricação, comercialização, divulgação e uso de todas as preparações estéreis manipuladas pela empresa Elmeco Serviços Farmacêuticos e Treinamento Profissional Ltda., sediada em São Paulo.
A decisão foi tomada após uma ação de fiscalização constatar manipulação irregular e adulteração generalizada nos produtos da empresa, o que representa grave risco de contaminação cruzada e microbiana, segundo nota publicada pela Anvisa.
Risco de contaminação em medicamentos estéreis
As chamadas preparações estéreis incluem soluções injetáveis, medicamentos oftálmicos e inaladores, que precisam ser manipulados em ambientes assépticos para garantir a segurança de quem os utiliza.
De acordo com o órgão regulador, as falhas nas boas práticas de manipulação detectadas na Elmeco colocam em risco a saúde pública, uma vez que qualquer contaminação pode gerar infecções graves ou reações adversas nos pacientes.
Hormônios também estão proibidos
Além da suspensão geral das preparações estéreis, a Anvisa determinou a proibição do hormônio Nesterone e dos implantes de testosterona manipulados pela Elmeco.
O Nesterone, utilizado para inibir a menstruação e reduzir sintomas como cólicas e sangramento excessivo, nunca teve eficácia e segurança comprovadas pela agência. Por isso, sua manipulação e comercialização são consideradas irregulares.
Já os implantes de testosterona foram suspensos por apresentarem falhas graves de esterilização. Segundo a Anvisa, o produto era embalado em frascos-ampola sem validação dos processos de limpeza e despirogenização, o que cria risco de contaminação por endotoxinas bacterianas — substâncias que podem causar febre e outras complicações.
Medida vale para todo o território nacional
Com a decisão, todas as atividades da Elmeco envolvendo preparações estéreis e hormônios estão suspensas em todo o país. A empresa deverá interromper imediatamente a manipulação e comercialização desses produtos até que regularize seus processos e comprove conformidade com as normas sanitárias.
A Anvisa reforçou que consumidores e profissionais de saúde devem suspender o uso de qualquer medicamento ou hormônio da marca e comunicar reações adversas ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária (Notivisa).