Notícias

Sextou no Centro conta com ações de conscientização do Outubro Rosa e programação completamente feminina

Agentes do Saúde da Gente estiveram presentes para atender população com testes rápidos e encaminhamentos para mamografia

Por Prefeitura de Maceió 01/11/2025
Sextou no Centro conta com ações de conscientização do Outubro Rosa e programação completamente feminina
Programação do evento de outubro contou com apresentações de cantoras locais (Foto: Alison Frazão/ Secom Maceió)

O Sextou no Centro da última sexta-feira (31) foi ainda mais especial. Com uma programação totalmente feminina, em alusão à campanha internacional do Outubro Rosa, a edição conscientizou sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Das 17h às 20h, as cantoras  Wilma Araújo, Carla Araújo, Fernanda Guimarães, Mel Nascimento, Fabi Canuto e Gina Kynnors agitaram o fim de tarde do público. 

Organizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ação começou mais cedo, com a equipe do Saúde da Gente, que também esteve no local oferecendo atendimentos gratuitos como testes rápidos, solicitação de mamografia, verificação de glicemia e aferição de pressão arterial. 

"Estamos usando a força da cultura junto ao trabalho que a Secretaria de Saúde faz para lembrar a importância da prevenção do câncer de mama", afirma Myriel Neto, presidente da Fmac. "E para celebrar esse momento voltado para a saúde da mulher, nada mais justo do que ter uma programação com as maiores artistas aqui de Maceió.

O Sextou no Centro acontece em todas as últimas sextas-feiras do mês e tem o objetivo de democratizar a cultura e o acesso ao lazer aos cidadãos, além de incentivar a vida noturna na região, que já é marcada pelo fluxo intenso do comércio.

Para a jornalista Élida Miranda, a ação é uma oportunidade de valorizar os artistas de Maceió e os trabalhadores que saem do comércio curtirem a cultura local. "Aqui tem a valorização da nossa cultura, diversão e cuidado com a população", afirma.

Élida Miranda curtiu apresentações ao lado de amigas. Foto: Alison Frazão/ Secom Maceió
Élida Miranda curtiu apresentações ao lado de amigas. Foto: Alison Frazão/ Secom Maceió

Para além da diversão, o evento também promove geração de renda para os ambulantes que acompanham as atrações. Allan Souza, 27 anos, esteve no local pela terceira vez vendendo espetinhos para a população que curte as apresentações e, segundo ele, a diferença no lucro no fim da noite é garantida.

Allan Souza vende espetinho com sua mãe em eventos Foto: Alison Frazão/Secom Maceió
Allan Souza vende espetinho com sua mãe em eventos Foto: Alison Frazão/Secom Maceió

"Aqui é uma certeza de venda. Um evento como esse não traz só lazer, mas traz também oportunidade de trabalho", diz.

Tags