Notícias

Centenas de estudantes participam do início das atividades da Semed na 11ª Bienal do Livro de Alagoas

Três espaços distintos encantaram crianças e adolescentes que receberam vale-livros para usar no evento

Por Prefeitura de Maceió 01/11/2025
Centenas de estudantes participam do início das atividades da Semed na 11ª Bienal do Livro de Alagoas
Cada atividade despertou curiosidade, criatividade e o desejo de aprender mais. (Foto: Edivaldo Florêncio/ Ascom Semed)

Com conhecimento, cultura e diversidade, estudantes da rede pública municipal de ensino participaram, neste sábado (1°), do início das atividades da 11ª Bienal do Livro de Alagoas. O estande da Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi um dos grandes destaques do evento, oferecendo uma programação repleta de experiências pedagógicas, culturais e inclusivas para os alunos.

O espaço contou com uma oficina de turbantes, camarim afro, com pintura facial e tranças, e um espaço sensorial, que proporcionou momentos memoráveis. Na Biblioteca Móvel, instalada na entrada do Centro de Convenções, os visitantes se encantaram com contações de histórias, reforçando o prazer pela leitura.

Pela manhã, cerca de 450 alunos de 10 escolas municipais participaram das atividades e receberam brindes educativos, tornando a experiência ainda mais especial.

A subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, Tânia Almeida, destacou a importância da participação das crianças e o papel da Semed na promoção da leitura e da cultura.

“Hoje, a Bienal está repleta de vida e aprendizado. Temos muitas crianças da rede municipal participando das atividades no estande da Semed, com vale-livro, oficinas de pintura facial, penteados afro, jogos e diversos brindes. É um ambiente rico em experiências e trocas, que estimula a criatividade e valoriza a identidade cultural dos nossos alunos”, afirmou.

Ela também ressaltou que a presença da Semed na Bienal reflete o investimento da gestão municipal em educação e cultura.

“Esse é um trabalho que tem o apoio do prefeito JHC e do secretário Luiz Rogério, que acreditam no poder transformador da leitura. O programa ‘Somos Feitos de História’ deixou de ser apenas um projeto e se consolidou como uma política pública permanente, ampliando o repertório cultural de alunos e professores. A Bienal representa tudo isso: um espaço repleto de aprendizado”, completou Tânia.

Sob o olhar infantil

Durante o dia, os estudantes se envolveram em jogos interativos, como jogo da memória e um quiz literário. Cada atividade despertou curiosidade, criatividade e o desejo de aprender mais. Para muitos, a participação no evento foi uma experiência inédita que ficará guardada na memória.

“Eu gostei bastante de estar aqui, pois comprei várias coisas com o vale-livro. É minha primeira vez na Bienal e achei muito legal as atividades, os brindes e tudo que tem para ver. Quero voltar mais vezes para explorar tudo e aprender ainda mais”, compartilhou Ayram Henrique, do 5º ano da Escola Municipal Maria de Fátima Lyra.

Pamela da Silva, também aluna do 5º ano e da mesma unidade escolar, expressou a felicidade em participar novamente da Bienal.

“É minha segunda vez aqui e eu achei tudo maravilhoso. Minha parte favorita foi o Camarim, adorei as tranças e as pinturas, e também gostei muito de participar dos jogos e conhecer tantos livros diferentes”, disse.

Esse momento importante para a leitura seguirá encantando e surpreendendo os estudantes. Nos próximos dias, a Semed disponibilizará para os alunos um passeio nos arredores do Centro de Convenções, em um trenzinho temático literário, despertando, ainda mais, o prazer pela leitura

Cerca de 10 mil estudantes e 4.500 professores da rede pública de Maceió também receberam vale-livros para serem utilizados na Bienal, tornando a experiência ainda mais completa.

Tags