Defesa Civil de Maceió recebe técnicos de Natal para troca de experiências
Equipe da Defesa Civil da capital do Rio Grande do Norte conhece estrutura e atuação do órgão em Maceió
A Defesa Civil de Maceió recebeu durante esta semana técnicos da Defesa Civil de Natal (RN), para a troca de experiências técnicas. Os agentes visitantes conheceram a atuação na capital alagoana, bem como os profissionais envolvidos na operação diária do órgão para atender a população maceioense.
Na oportunidade, o grupo formado pela secretária de Segurança Pública e Defesa Social, Samara Trigueiro, pela diretora-geral da Defesa Civil de Natal, Paloma Evangelista e pelo psicólogo Stenio Stephanio, visitou as diretorias da Defesa Civil de Maceió e também foram a campo conhecer tanto o trabalho preventivo de proteção e contenção de encostas, como o trabalho de monitoramento dos bairros afetados pelo afundamento do solo.
“Essas trocas de experiências são sempre muito positivas, pois fortalece o nosso trabalho e podemos também contribuir com outras defesas civis espalhadas pelo Brasil, como temos feito desde o início da gestão”, expôs o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre.
Para conhecer as técnicas utilizadas nas obras de contenção e proteção de encostas, o grupo visitou a comunidade do Vale do Reginaldo, onde as obras preventivas têm beneficiado milhares de famílias que antes estavam expostas ao risco, e agora dormem tranquilas sabendo que estão seguras. Em toda a Maceió, mais de R$ 150 milhões foram investidos nessas ações preventivas.
Outro trabalho realizado em Maceió, que foi visitado pela equipe acompanhada dos técnicos locais, foi a contenção marítima e a aplicação de lonas nas encostas, ação preventiva temporária até que as obras estruturais sejam realizadas, para evitar deslizamento de barreiras e o desabamento de residências.
Além das visitas, os técnicos também conheceram o monitoramento que é realizado pelo Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC) dos bairros afetados pelo afundamento do solo, causado pela mineração, e também visitaram algumas regiões afetadas.
A visita de três dias foi finalizada com um simulado de mesa realizado pela equipe da Defesa Civil de Natal, com os técnicos dos setores da Defesa Civil de Maceió.







