Paulinho da Viola: confira a programação da 9ª edição do Vamos Subir a Serra
Logo Logo HomeCulturaPaulinho da Viola: confira a programação da 9ª edição do Vamos Subir... - Publicidade - spot_img Cultura Paulinho da Viola: confira a programação da 9ª edição do Vamos Subir a Serra 16 de novembro de 2025 Por: Redação Acta Tempo de l
9ª edição, o Vamos Subir a Serra teve início nessa sexta-feira (14) e segue até o dia 23 de novembro. O maior evento afro-cultural do Norte e Nordeste terá uma vasta programação cultural, afro-empreendedorismo, palestras, e como atração nacional: Paulinho da Viola, uma apresentação do SESC.
O show do cantor e compositor de samba e choro acontecerá no sábado (dia 22), às 21h, no palco Kizomba do Vamos Subir a Serra, na Praia de Pajuçara. Outro nome que vai marcar esta edição é Lazzo Matumbi, cantor, compositor e ativista dos movimentos que lutam contra o racismo e em defesa dos direitos humanos.
Além disso, o projeto vem com mais de 50 atividades incluindo oficinas, musicalidade e capoeira, lançamento de livros, encontro de lideranças quilombolas, shows e apresentações culturais em Maceió e União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana.
Diferente das edições anteriores, em 2025, o Vamos Subir a Serra começa em União dos Palmares. Na cidade que abriga a Serra da Barriga e o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, as atividades tiveram início nessa sexta (14) e seguem até o dia 16 de novembro.
Em 20 de novembro, quando se celebra o Dia da Consciência Negra, serão promovidas atividades de acolhimento na Serra e divulgação da programação de Maceió.
Em seguida, no dia 21, o evento descerá a Serra e encontrará alagoanos, maceioenses e turistas na Orla da Pajuçara, em Maceió.
Diversidade
Realizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô – entidade do movimento negro de Alagoas vinculado aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) – o Vamos Subir a Serra oferece uma diversidade de atividades que transitam entre cultura, afro-empreendedorismo, transmissão de conhecimentos e promoção das potencialidades do povo negro, quilombola e indígena de Alagoas e de outros estados.
Nas tendas que compõem a estrutura do evento, o público encontrará, além das manifestações culturais, produtos e serviços de qualidade desenvolvidos e executados por empreendedores negros, indígenas e quilombolas do estado, além de uma rica variedade da gastronomia afro-brasileira.
Nesta edição, o Vamos Subir a Serra terá 50 afro-empreendedores a mais do que no ano passado, totalizando 150 expositores que poderão comercializar e apresentar ao público seus produtos e serviços.
Segundo a coordenadora do evento, Valdice Gomes, a expectativa é a melhor possível, já que o sucesso dos anos anteriores permitiu que o Vamos Subir a Serra se consolidasse como um dos maiores do gênero no país. E o melhor: com programação aberta e gratuita.
Valdice Gomes destaca ainda as novidades deste ano, como o Espaço Acotirene, que proporcionará uma gama maior de palestras e debates.
“Já com relação às apresentações culturais, garantimos a presença da maioria de grupos locais, incluindo atrações de outros estados e até de âmbito nacional. Esperamos que a população alagoana, militantes da causa negra, turistas que visitam Alagoas, além de professores e estudantes participem das atividades que foram pensadas com muito carinho”, ressaltou a coordenadora.
A edição 2025 do Vamos Subir a Serra conta com o patrocínio máster do TikTok , além de patrocinadores como a Prefeitura de Maceió, Governo do Estado, Fundação Cultural Palmares, Ministério da Cultura; Patrocínio Cultural do SESC, além do apoio da Prefeitura de União dos Palmares, Neabi/UFAL e Fundeps.
Barriga
22/11 Sábado
-Maceió, Palco Dandara
10h – Atração Cultural – Coração de Mainha
12h – Atração Cultural – Samba do Povo
13h – Palco Aberto
14h – Capoeira Canta Palmares, com Mestres de Capoeira
15h – Sarau Literário, com Maria Alice dos Santos e José Bezerra
16h – Sarau Literário, com Patrick Torres, Mãe Neide Oyá D’Oxum, Danilo Marques e Luana Teixeira e João Vitor Regis
17h – Afrocriação: criadres de conteúdo que empoderam, com TikTok
18 – Atração cultural – Samba de Roda K’PosúBetá
-Espaço Acotirene
Meninas e Mulheres Negras nas Ciências / Neabi – UFAL, com:Mª Madalena Souza de Aquino – Curso de Física (licenciatura)Jéssica Vitória Chagas da Silva – Relações Públicas;Vitória Nataly dos Santos – Curso de Serviço SocialAtração cultural – Performance da Ialorixá Leide Serafim OlodumPalestra – “O Culto Tradicional Yorubá e sua Contribuição para o Aperfeiçoamento da Humanidade” – NEABI/Uneal Arapiraca, com Baba Oloye Ayndé Oriwó e Mediação de Clébio Ifatomisin
-Maceió, Espaço Kazuli
16h às 18h -Atrações culturais, com Banda Afro Zumbi; oficinas de Abayomi, com Vivi Magrela; e Oficinas de Maculelê, com Mestre Besouro.
-Maceió, Espaço Kizomba
19h – Atração Cultural – Samba da Periferia
21h – Atração Cultural – SESC Apresenta Paulinho da Viola
-Maceió, Espaço Oca Afrofuturo
17h às 22h – VR 360 º Serra da Barriga
23/11 Domingo
-Maceió, Palco Dandara
10h – Atração cultural – Banda Afro Mandela
11h – Atração cultural – Natividade
14h – Afro-empreendedorismo e impacto social – TikTok
15h –Xirê – Ori, Axé e Caminhos, com professor Ivanir Santos, Mãe Neide, Pai Célio, e Pai Manoel Xoroquê
17h – Rita Batista / Protagonismo Negro: Carreira e Autoconhecimento
-Maceió, Espaço Acotirene
15h – Documentário “Salvaguarda da Capoeira”
16h – Papoeira: Políticas e Práticas de Salvaguarda da Capoeira, com Danilo Marques, Mestre Virgulino, Mestre Girafa, Denis Angola, e Flávia Furacão
-Maceió, Espaço Kazuli
16h – Atração cultural – Coco de Roda Verdelinho
17h – Oficinas de Pintura, com Joyce Nobre
18h – Oficinas de Percussão, com Manu Preta
-Maceió, Espaço Kizomba
19h às 21h – Atração Cultural: Mestre Anderson Miguel e Maracatu Cambinda Brasileira – PE, LariLazzo Matumbi canta Luiz Melodia
-Maceió, Espaço Afrofuturo
17h às 22h – VR 360º Serra da Barriga