Notícias

Eleitor tem até 6 de maio para regularizar a situação eleitoral

TRE de Alagoas institui regionalização do atendimento e permite que eleitor seja atendido em qualquer Zona Eleitoral; cerca de 130 mil eleitores de Alagoas precisam fazer a biometria

Por Ricardo Rodrigues - Repórter* 01/12/2025
Eleitor tem até 6 de maio para regularizar a situação eleitoral
Urna eletrônica. (Foto: Marcelo Camargo)

O eleitor que quiser participar das eleições de 2026 tem até o dia 6 de maio para regularizar a sua situação junto à Justiça Eleitoral. O aviso foi dado nessa segunda-feira (1/12) pela assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). O informe tem como objetivo fazer com que o eleitor se antecipe e evite habilitar o seu voto de última hora, tendo que enfrentar longa filas nas portas dos cartórios eleitorais.

“A partir de hoje, 1º de dezembro, os serviços do cadastro eleitoral — como alistamento, revisão, transferência e emissão de segunda via — passam a poder ser realizados em qualquer cartório eleitoral, Central ou Posto de Atendimento de Alagoas, independentemente da Zona Eleitoral de origem. A mudança foi formalizada pela Resolução nº 16.538/2025, que institui o atendimento regionalizado no Tribunal”.

A assessoria informou ainda que “a medida padroniza e desburocratiza o atendimento, ampliando a oferta de serviços e facilitando o acesso da população, especialmente em municípios com maior demanda ou dificuldade de deslocamento”. Nos cartórios do interior e no Fórum Eleitoral de Maceió, o atendimento é de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 13h30. Nas centrais ‘Já’, o horário vai até às 17 horas.

“A mudança acompanha práticas já adotadas com êxito por outros Tribunais Regionais Eleitorais e reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com a melhoria contínua da prestação de serviços à sociedade. Nosso objetivo é melhorar o fluxo de atendimento com foco no fechamento do cadastro eleitoral, que acontecerá dia 6 de maio, diminuindo as históricas filas dos últimos dias”, explicou o desembargador Klever Loureiro, corregedor regional eleitoral do TRE/AL.

Segundo a assessoria do Tribunal, entre as situações que precisariam ser regularizadas está o registro da biometria do eleitor, que possuem títulos eleitorais antigos, sem esse recurso tecnológico de digitalização. De acordo com a assessoria de comunicação do TRE/AL, cerca de 120 mil eleitores de Alagoas precisam fazer a biometria, para que possam participar do pleito de 2026. Para essa e as demais regularizações, o eleitor precisa apresentar um documento com foto e o comprovante atual de residência e a certidão de alistamento militar, no caso dos homens.

QUEBRANGULO

Por meio de nota, o Tribunal esclareceu, nessa segunda-feira, que não há recadastramento obrigatório para os eleitores de Quebrangulo, sede da 28ª Zona Eleitoral, e nem para nenhum outro município alagoano. Todos os serviços eleitorais estarão disponíveis em todo o país até o dia 06 de maio, incluindo alistamento, revisão do cadastro, transferência de domicílio e coleta da biometria.
O boato sobre o recadastramento obrigatório está circulando no município, levando centenas de pessoas diariamente ao cartório eleitoral sem necessidade. “Muitas pessoas chegam nas primeiras horas da manhã, mas, ao verificarmos o sistema, constatamos que sua situação está regular e que não há nenhum serviço a ser realizado. Assim, elas acabam perdendo tempo e dinheiro com um deslocamento desnecessário”, explicou o chefe de cartório da 28ª Zona Eleitoral.

*Com Ascom/TRE

Tags