Escola de Campo de Arapiraca bate recorde e produz 9.500 ovos por mês
Produção é destinada à merenda escolar, Restaurante Jerimum e instituições sociais
Localizada no bairro Batingas, a Escola Municipal de Campo Adalberto Saturnino de Almeida bate recorde na produção de ovos, com a marca de 9.500 unidades por mês.
Os números refletem o trabalho e a dedicação da equipe do espaço de educação ambiental e sustentável, que atende estudantes da rede municipal sobre o cultivo de horta, criação de pequenos animais e de orientações sobre o plantio, colheita e produção de remédios caseiros com ervas medicinais, por meio do programa “Farmácia Viva”.
Segundo revela a diretora da Escola de Campo de Arapiraca, Vanessa Pinheiro, dos 9.500 ovos produzidos por mês, cerca de 4 mil unidades são destinadas ao Restaurante Popular Jerimum e instituições filantrópicas como a Casa dos Velhinhos e a Casa e Acolhe.
No aviário, os ovos são selecionados, analisados e embalados. Cada pente de ovos sai com diversidade de cores. A coloração é em função das raças das galinhas, que poem ovos avermelhados, azuis e verdes.
Vanessa Pinheiro diz que os ovos coloridos apresentam três tipos de tamanho: médio, grande e jumbo, que pode chegar até 100 gramas de peso.
Entreposto será modelo em Alagoas
Recentemente, a direção da Escola de Escola Municipal de Campo Adalberto Saturnino de Almeida recebeu técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A ideia da gestão do prefeito Luciano Barbosa é avançar no plano de trabalho com a troca de experiências e na viabilização de um entreposto na escola e que será modelo e referência em Alagoas.
Além disso, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, será implantado o Selo de Inspeção Municipal. “Com isso, o projeto inova com boas práticas de manejo e bem-estar para as aves com uma estação de sanidade avícola, por meio de orientações sobre controle sanitário, vacinação e medidas de biosseguridade”, salienta.
Vanessa Pinheiro adianta que a parceria vai permitir o aprimoramento da produção de ovos de galinha caipira e a agregação na qualidade e maior valor ao produto, com o projeto Ovo Limpo.
A proposta é uma extensão do “Projeto educacional de Arapiraca, em Alagoas”, acrescenta Vanessa Pinheiro.
“Fazer acontecer o projeto OvoLimpo em Arapiraca, especialmente na Escola de Campo, nos inspira a trabalhar mais e melhor pela alimentação escolar e acesso da agricultura familiar ao mercado formal de ovos de qualidade”, destacou Eduardo Miranda Walter, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos e líder do projeto.